Questões de Concurso
Filtrar
789 Questões de concurso encontradas
Página 32 de 158
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itaiópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considerando-se a neurociência da educação, sobre a aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Itaiópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considerando o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da criança, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da criança dependem das interações entre o biológico e o social. ( ) A criança evolui de uma maturação emocional e motora a uma maturação linguística, passando, depois, a uma maturação cognitiva. ( ) O desenvolvimento cognitivo da criança é determinado somente pela experiência psicomotora que ela edificou em um dado contexto sociocultural. ( ) O desenvolvimento psicomotor nada tem a contribuir para a aprendizagem da criança.
( ) O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da criança dependem das interações entre o biológico e o social. ( ) A criança evolui de uma maturação emocional e motora a uma maturação linguística, passando, depois, a uma maturação cognitiva. ( ) O desenvolvimento cognitivo da criança é determinado somente pela experiência psicomotora que ela edificou em um dado contexto sociocultural. ( ) O desenvolvimento psicomotor nada tem a contribuir para a aprendizagem da criança.
Concurso:
Prefeitura de Itaiópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considerando-se Vygotsky no papel da intervenção pedagógica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A concepção de Vygotsky estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo, que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. É na _________________________ que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora. Processos já consolidados, por um lado, não necessitam da ação externa para serem desencadeados; processos ainda nem iniciados, por outro lado, não se beneficiam dessa ação externa.
A concepção de Vygotsky estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo, que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. É na _________________________ que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora. Processos já consolidados, por um lado, não necessitam da ação externa para serem desencadeados; processos ainda nem iniciados, por outro lado, não se beneficiam dessa ação externa.
Concurso:
Prefeitura de Maracajá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/dislexia/
Diante do exposto, são sinais de alerta para dislexia:
I.Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização.
II.Dificuldade com a percepção espacial.
III.Desatenção e dispersão.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/dislexia/
Diante do exposto, são sinais de alerta para dislexia:
I.Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização.
II.Dificuldade com a percepção espacial.
III.Desatenção e dispersão.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Maracajá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Dentre as características comuns da discalculia, estão:
I.Prejuízos no senso numérico.
II.Prejuízos na memorização de fatos aritméticos.
III.Prejuízos na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.
Fonte:https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/#:~:text=Discalculia%20%C3%A9%20um%20 termo%20alternativo, c%C3%A1lculo%2C%20e%20no%20racioc%C3%ADnio%20matem%C3 %A1tico.
É CORRETIO o que se afirma em:
I.Prejuízos no senso numérico.
II.Prejuízos na memorização de fatos aritméticos.
III.Prejuízos na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.
Fonte:https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/#:~:text=Discalculia%20%C3%A9%20um%20 termo%20alternativo, c%C3%A1lculo%2C%20e%20no%20racioc%C3%ADnio%20matem%C3 %A1tico.
É CORRETIO o que se afirma em: