Filtrar


Questões por página:
Historicamente, o conceito de aprendizagem passou por várias mudanças decorrentes do pluralismo de enfoques teóricos e, consequentemente, da diversidade de objetos de estudos da psicologia. Nesse sentido, as concepções de aprendizagem assumidas pelas diferentes abordagens teóricas reverberaram em teorizações que, em determinados aspectos, opuseram-se, aproximaram-se e/ou visaram à superação umas das outras. É o caso da teoria
Piaget (1971) considera que o processo de desenvolvimento cognitivo se dá em estágios. Em um destes estágios, a criança passa a construir noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e causalidade, conseguindo estabelecer relações entre diferentes aspectos e extrair informações da realidade. Embora já inicie processos de abstração, ainda necessita do apoio do mundo concreto para alcançá-la plenamente. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao estágio do desenvolvimento descrito.
Visualizar Questão Comentada
Muitas contribuições foram dadas para a compreensão das dificuldades de aprendizagem resultantes das ansiedades vividas pelo estudante quando se vê colocado em situação de nova aprendizagem, como as de Pichon-Rivière, que definiu o “medo da perda” e o “medo do ataque”. O autor complementa esse conceito propondo a análise de três momentos sequenciais existentes em todo o processo de aprendizagem humana. Marque a alternativa que corresponde aos três momentos propostos pelo autor:
De acordo com Mouly (1993), devem-se considerar alguns fatores para que o processo de aprendizagem aconteça. Entre eles:

I - o corpo deve ter uma maturação para a realização de algo. Para receber um estímulo é preciso que haja uma maturidade biológica, mental e emocional para que a aprendizagem possa ocorrer.
II - A resposta que deu certo diante de um obstáculo é implantada no repertório de conhecimentos do indivíduo e, em situações semelhantes, ele tenderá a evocar o mesmo padrão de resposta que o levou ao êxito.

Estas definições correspondem a qual fator respectivamente?
De acordo com Brião e Campanholo (2018), as funções executivas regulam o comportamento humano e correspondem ao conjunto de habilidades essenciais que permite ao indivíduo interagir com o mundo. Entre as alternativas listadas abaixo, correlacione corretamente as com suas definições.

I - Inibição
II - Planejamento
III - Fluência
IV -Flexibilidade cognitiva

( ) Capacidade de identificar e organizar ações sequenciadas e hierarquizadas que conduzam o indivíduo a um objetivo.
( ) Capacidade de conter uma resposta predominante, automática ou previamente aprendida que pode ser inadequada ou irrelevante no contexto atual, sendo responsável pelos comportamentos impulsivos.
( ) Capacidade de mudar o curso do pensamento ou das ações de acordo com as exigências ambientais. Requer que se explore conceitos e ações mudando suas condutas da maneira mais apropriada.
( ) Capacidade do indivíduo de emitir uma série de comportamentos de acordo com uma regra ou estrutura específica determinada pelo ambiente.

Marque a alternativa que contém a sequência correta: