Questões de Concurso
Filtrar
1.022 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 205
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
Leia a tirinha a seguir.

Disponível em: <https://[...]emacao.blogspot.com/2014/10/reforco-ousuborno.html>. Acesso em: 17 fev.2025.
A tirinha de Calvin retrata qual característica da abordagem teórica comportamental no processo de ensino-aprendizagem?
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Tanamachi (2000 apud GUZZO et al.2010), a partir dos anos 1990, a grande diversidade do trabalho do psicólogo educacional, para além dos muros da escola, trouxe reflexões mais críticas acerca da formação e atuação desse profissional. Essas últimas décadas foram mais marcadas por novos encontros entre Psicologia e Educação, assumindo um direcionamento dialético da compreensão do desenvolvimento humano e não apenas das dificuldades de aprendizagem e comportamento, mas que perpassam ambientes mais amplos do contexto educacional como, por exemplo, espaços comunitários, núcleos, associações, entre outros. Por essa perspectiva, ao psicólogo escolar cabe a
Concurso:
Prefeitura de Buriti Bravo - MA
Disciplina:
Pedagogia
A relação entre desenvolvimento e aprendizagem no contexto educacional pode ser explicada de diferentes formas. Com base nas abordagens psicológicas, assinale a alternativa que melhor descreve a relação entre esses dois processos.
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
O desfralde é um dos marcos de desenvolvimento em que, a partir de uma certa idade, as crianças começam a falar ou a apontar quando fazem cocô ou xixi. Esse é um bom momento para incentivá-las a usar o vaso sanitário ou o penico, em clima de brincadeira, sem pressioná-las ou repreendê-las. A etapa do desfralde infantil acontece
Concurso:
Prefeitura de Itumbiara - GO
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
A partir dos quatro meses de idade, a criança apresenta alguns marcos de desenvolvimento importantes, como segurar objetos, rolar, ficar sentada sem apoio, ficar de quatro, engatinhar, ficar de pé com apoio até finalmente conseguir andar. A idade em que se pode afirmar que a criança já anda bem, com bom equilíbrio, e sem se apoiar é entre