Filtrar


Questões por página:
De acordo com Guerra (2002, p.12), ao optar pelo uso da expressão “dificuldades de aprendizagem”, expressa-se a compreensão de que essas “dificuldades podem ser superadas, os desafios [podem ser] transpostos e as ‘disabilidades’ [podem] ser transformadas em habilidades escolares”. Portanto, o uso de rótulos para uma criança com dificuldades de aprendizagem é considerado:
É o processo pelo qual a aprendizagem acontece a partir do posicionamento de outro ser humano, que se coloca entre o sujeito e o objeto de conhecimento, selecionando, interpretando e ampliando os objetos. Difere da aprendizagem pela qual o aprendiz interage diretamente com o objeto de conhecimento. O conceito acima se refere à:
Aprendizagem: Conceito e Tipos
Durante a aplicação de um novo modelo de avaliação em uma escola de Queimadas, PB, os professores perceberam que alguns alunos demonstravam dificuldades em internalizar o conhecimento adquirido, apesar de terem participado ativamente das aulas. Os professores então passaram a discutir sobre os tipos de aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Com base nesse contexto, analise as assertivas seguintes:

1. A aprendizagem significativa, conforme Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento é relacionado de forma não arbitrária ao conhecimento prévio do aluno.

2. A aprendizagem por descoberta, proposta por Bruner, enfatiza que o aluno deve ser ativo no processo de construção do conhecimento, explorando e manipulando o objeto de estudo.

3. A aprendizagem mecânica é caracterizada pela memorização de informações sem a compreensão profunda, sendo eficaz em situações que exigem a rápida assimilação de conteúdos.

4. A teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) destaca a importância do mediador no processo de aprendizagem, facilitando a internalização de novos conhecimentos.

5. A aprendizagem informal é menos importante do que a aprendizagem formal, pois ocorre fora do ambiente escolar e sem a orientação de um educador preparado.


Alternativas:

A mente, como uma estrutura cognitiva, tende a operar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e sua adaptação ao ambiente. No entanto, quando esse equilíbrio é perturbado por experiências que não podem ser assimiladas, ela se reorganiza por meio da acomodação, construindo novos esquemas de assimilação para alcançar um novo estado de equilíbrio. Esse processo de reequilíbrio, denominado de equilibração majorante, é o principal fator na evolução, no desenvolvimento mental e na aprendizagem da criança, resultando no aumento do conhecimento.


(Fonte: https:// https://l1nk.dev/filosofia]

-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro.

(Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de: