Filtrar


Questões por página:
Os níveis de escrita na alfabetização, de acordo com a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, descrevem o processo pelo qual as crianças passam ao aprender a ler e escrever. Observe cada hipótese e associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

I. Pré-silábica II. Silábica III. Silábica-alfabética IV. Alfabética V. Ortográfica

( ) É o nível em que as crianças têm um controle mais sólido sobre as convenções ortográficas. Elas são capazes de escrever corretamente a maioria das palavras, sem erros ortográficos significativos;

( ) As crianças usam a escrita convencional. Entendem as relações entre letras e sons e geralmente soletram palavras de acordo com as regras ortográficas, mas ainda podem cometer erros ocasionais;

( ) As crianças combinam sílabas com letras individuais e representam a maioria dos sons corretamente. No entanto, podem escrever sílabas completas e, em outras, colocar uma letra para representar a sílaba;

( ) As crianças começam a associar letras a sons, o que significa que cada sílaba da palavra é representada por uma letra;

( ) As crianças geralmente usam garatujas ou símbolos para representar palavras.



A sequência correta é:
A brincadeira deve ser utilizada pelo professor apenas para recrear as crianças, não como atividade em si mesma, que não faça parte do plano de aula da escola. De acordo com Vygotsky, é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva. Porque ela transfere para o mesmo sua imaginação e, além disso, cria seu imaginário do mundo de faz de conta.

O trecho acima:
Seber, em “Construção da Inteligência pela Criança”, relata que o término do período sensório - motor e o início do pré-operatório é marcado pelo aparecimento:

A teoria histórico-cultural apresenta potencial para fundamentar uma ampla gama de investigações de uma diversidade de situações ainda inexploradas. Como esta teoria concebe a educação como parte integrante do processo de desenvolvimento humano, o contexto educacional é privilegiado pelas pesquisas nela fundamentadas. São contribuições fundamentais da teoria histórico-cultural para a educação:

I. A importância da mediação social e da mediação pedagógica para que ocorra o processo de internalização das mediações culturais, o que significa que o sujeito constrói o conhecimento sozinho, e sempre necessita se apropriar dos significados atribuídos aos objetos de conhecimento pelo seu grupo cultural para se desenvolver.

II. A precedência da aprendizagem em relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores, o que significa que o processo de ensino não necessita aguardar a conclusão de etapas de desenvolvimento para ocorrer, pois não é posterior a este, mas, sim, seu promotor.

III. A relevância da intervenção do professor mediador na zona de desenvolvimento proximal do aluno, o que significa que retomar ou treinar operações já conhecidas não amplia as perspectivas de desenvolvimento tanto quanto levar o aluno a trabalhar com conceitos que ainda não domina completamente.

Estão corretas as afirmativas

Visualizar Questão Comentada
A partir da concepção estabelecida em “Atendimento educacional especializado (AEE) em deficiência mental” – como mencionado na obra de Batista e Mantoan – in Santos (2012), o processo de conhecimento deve dar-se na dimensão subjetiva.
De acordo com o excerto, é correto afirmar que