Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas. É inegável a contribuição de PIAGET (1976) e seus estudos para a área educacional. Ele buscava uma teoria que explicasse o desenvolvimento geral da criança e por isso preocupou-se em saber como nasce a inteligência da criança, afirmando que, a inteligência é:
I. Um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio.
II. Um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova implicando na construção contínua de novas estruturas.
III. Algo inato e estável do sujeito que acontece num dado momento do desenvolvimento mental.
IV. A continuidade dos hábitos e reflexos inatos com as experiências adquiridas com o meio, mediante a ação do sujeito.

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
O problema de aprendizagem é entendido como uma patologia e os fatores que atuam sobre os problemas de aprendizagem devem ser levados em consideração no momento do diagnóstico. Os fatores que interferem na aprendizagem ligados a estruturação da formação da personalidade, Id, ego e superego, são os:
No diagnóstico psicopedagógico os recursos utilizados pelo psicopedagogo devem contemplar:
I. As provas Piagetianas. II. O uso do HDC. III. Com prioridade o WISC. IV. O Teste de Prontidão de Horizontes. V. Becasse R-I (F e M).

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.
A dislexia está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual. Sendo assim, devido ao esforço despendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade da cognição e memorização, produzindo cansaço, troca de palavras, desfocamento, fotofobia e distração, após um intervalo relativamente curto na leitura. Sobre o atendimento ao aluno com dislexia, é INCORRETO afirmar que
O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento. Sobre a atuação do psicopedagogo com crianças diagnosticadas com TDAH, é INCORRETO afirmar que