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Considerando que as teorias da aprendizagem e suas variadas correntes apresentam uma compreensão de mundo e do indivíduo que cumprem papéis e posicionamentos diferentes em relação ao aprender, julgue os itens subsequentes à luz das informações apresentadas no texto 38A1.

I No texto em questão, a prática sugerida aos docentes está centrada na criança e em uma análise comportamental, orientada pela abordagem do behaviorismo.
II A reportagem do texto em apreço evidencia os processos imaginativos e as interações sociais como aspectos relevantes para as aprendizagens das crianças.
III No texto considerado, a foto das crianças em destaque mostra o quanto as aprendizagens infantis são inatas.

Assinale a opção correta.
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Tendo em vista que as informações contidas no texto 38A1 (texto e figura) remetem a uma concepção de aprendizagem articulada a uma proposta de prática pedagógica com crianças, assinale a opção correta.
[....] é pertinente ressaltar que a ludicidade tem papel importante no desenvolvimento cognitivo e social das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com Piaget (1962), é nessa fase que a criança desenvolve com a mais intensidade a imaginação e criatividade. As atividades lúdicas e jogos nos anos iniciais do ensino fundamental, quando bem planejadas, despertam


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Estão CORRETOS apenas
Questão Anulada
Analise as seguintes afirmações.

I. Para Vygotsky, o aluno é parte de uma construção histórica, cultural e social.
II. Para Piaget, o conhecimento é adquirido por assimilação e acomodação.
III. Piaget criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
IV. Para Wallon, a aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e seus estágios.
V. O ponto central da teoria de Wallon é a psicogênese.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
“É possível identificar que dentre as principais perspectivas teóricas da psicologia do desenvolvimento, a concepção sóciohistórica do desenvolvimento humano apresenta contributos de relevância para ampliar as discussões sobre os processos da leitura e escrita na educação infantil. No que tange aos processos de aprendizagem e desenvolvimento, essa concepção aponta a diferença entre eles, devendo ser entendidos como indissociáveis, e estudados enquanto processos em contínua transformação.”

Texto retirado de SILVA, A. M. F S; ATAIDE, C. A.; MENDONÇA, A. C. S. Leitura e Escrita na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas.In.: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VII CONEDU,2021.p.6. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74060.

A concepção teórica em comento foi proposta por