Filtrar


Questões por página:
A avaliação psicopedagógica é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento. A avaliação psicopedagógica envolve:
I. A identificação dos principais fatores responsáveis pelas dificuldades da criança.
II. O levantamento do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a dificuldade de aprendizagem apresentada, o que inclui: conhecimento, pelo profissional, do conteúdo acadêmico e da proposta pedagógica, à qual a criança está submetida.
III. A identificação de características emocionais da criança, estímulos e esquemas de reforçamento aos quais responde e sua interação com as exigências escolares propriamente ditas.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Analise as afirmativas a seguir.
Pode-se afirmar que as emoções, tais como medo, alegria, raiva, tristeza, são fenômenos neurológicos que indicam coisas importantes acontecendo. Conforme afirmam Cosenza e Guerra (2011), elas [as emoções] se manifestam por meio de alterações na sua fisiologia e nos seus processos mentais e mobilizam recursos cognitivos existentes, com a atenção e a percepção.
Sendo assim, leia a situação a seguir.
Um aluno relata que o professor entrou em sala de aula com uma pilha enorme de papeis e avisou a turma que naquela aula haveria a aplicação de uma prova surpresa. A partir desse momento, ele [o aluno] não conseguiu se controlar, começou a chorar e precisou ser retirado da sala de aula.
Analisando tal situação e as possíveis intervenções do psicopedagogo, é CORRETO afirmar que:
De acordo com Weiss (1992), todo o diagnóstico psicopedagógico em si é uma investigação do que não vai bem com o sujeito em relação a um rendimento esperado. No processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem através da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), o papel do psicopedagogo deve, observar e agir de acordo com o que está relacionado nas alternativas a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
A Psicopedagogia tem uma visão integrada da aprendizagem, entendendo que todas as dimensões do sujeito são coparticipantes de seus processos de aprendizagem. Em relação á psicopedagogia marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem.
( ) Cria estratégias para a superação do não aprender.
( ) Controla e inspeciona a ação do professor em sala de aula.
( ) Engloba vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os.
( ) Desenvolve um método de ajustamento escolar para todos os alunos com problemas de aprendizagem.
( ) Realiza uma análise quantitativa do rendimento dos alunos e da qualidade do ensino oferecido pela escola.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
As dificuldades de aprendizagem abrangem vários fatores, uma vez que envolvem a complexidade do ser humano estando associada para além dos fatores neurológicos, abarcando também fatores psicológicos, biológicos e ambientais. No cotidiano escolar encontramos uma multiplicidade de alunos com dificuldades de aprendizagem e o psicopedagogo pode intervir de forma significativa na superação destas dificuldades de aprendizagem. Quando o aluno é diagnosticado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e sua aprendizagem encontra-se defasada, o psicopedagogo deve trabalhar, de forma a observar algumas das atitudes a seguir. Assinale a alternativa INCORRETA.