Filtrar


Questões por página:
A partir da teoria de Piaget, sobre o período das operações formais, assinale a opção CORRETA.

Para Jean Piaget o desenvolvimento humano pode ser dividido em períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que também interfere em todo o desenvolvimento. Assim, ainda que não seja uma norma rígida, mas sim uma referência, identifique as características de cada fase associando a segunda coluna com a primeira:


I) 1º. período: Sensório-motor

II) 2º. período: Pré-operatório

III) 3º. período: Operações concretas

IV) 4º. período: Operações formais


( ) Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.

( ) Ao longo deste período, irá ocorrer na criança uma diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior.

( ) Ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal e abstrato.

( ) No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar a toalha, a lata de bolacha ficará mais perto dela. Neste caso, ela utiliza a inteligência prática que envolve as percepções e os movimentos.

( ) A criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia se exerce a partir de situações presentes ou passadas, vivenciadas pela criança.

( ) Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Lev Semenovitch Vygotsky tem um papel fundamental na configuração do campo da chamada teoria sócio-histórica. Sobre os estudos de Vygotsky, leia atentamente as afirmativas abaixo.


I) Uma das preocupações do autor era demonstrar as evidências de um processo evolutivo que não poderiam ser identificadas apenas nos processos biológicos.

II) O autor indica em suas contribuições a existência de uma relação de determinação dialética da sociedade e da cultura na constituição de processos psíquicos superiores.

III) Afirma que a natureza humana só pode ser compreendida através da sua história.

IV) O desenvolvimento da criança é composto por fases.

V) Desenvolveu o conceito de Zona de Desenvolvimento Relativo.


Com base nas afirmativas anteriores, marque a opção em que todas as alternativas estejam CORRETAS:

São muitos os profissionais que colaboram com a construção da área de conhecimento vinculada à Psicologia da Educação. Abaixo seguem duas colunas, uma delas referente aos nomes desses profissionais (coluna A) e outra trazendo contribuições para o campo (coluna B).


Coluna A

I) Ivan Petrovich Pavlov

II) B. F. Skinner

III) Jean Piaget

IV) Albert Bandura

V) Vygotsky


Coluna B

( ) desenvolveu a teoria do Behaviorismo, o ambiente é que condiciona o comportamento humano.

( ) dedicou seus estudos a Teoria da Aprendizagem Social.

( ) contribuiu nos estudos do comportamento mecânico, baseados pelo estímulo.

( ) estudou a estrutura cognitivista da criança influencia no ato de aprender.

( ) investigou as relações nas quais e pelas quais o indivíduo se desenvolve.

Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência correta das associações:

Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Lógica 2. Corporal 3. Espacial 4. Intrapessoal 5. Interpessoal
Coluna II
( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão.
( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.
( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica.
( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe.
( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: