Filtrar


Questões por página:
Um dos objetivos no processo educativo da criança é que ela desenvolva suas capacidades emocionais. Com base nisso, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

_________________ é a capacidade de suportar o efeito das emoções desagradáveis. Através da experiência de superar as situações desagradáveis, ou de suportá-las quando inevitáveis, adquire-se a capacidade de lidar com essas situações sem que provoquem um problema excessivo. Por isso, não é conveniente superproteger a criança, a fim de que a experiência vital normal permita sua formação saudável.
Segundo COLL, MARCHESI e PALACIOS, considerando-se as diferentes explicações das dificuldades de aprendizagens (DAs) a partir de atrasos na maturação neurológica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A aprendizagem é uma conduta complexa, mediada pelo cérebro e pelo sistema nervoso central, de tal maneira que ____________ papel fundamental desempenhado pela estrutura e o funcionamento cerebral na teoria da aprendizagem equivaleria a construir uma abstração desprovida dos elementos essenciais.
“Para a pessoa cega se movimentar de um ponto para outro, é preciso não apenas ‘ler’ ou seguir rotas, mas estar alerta, orientada em relação ao seu destino, construindo, mesmo involuntariamente, um mapa mental da mudança” (Mazzaro,2003). Antes de pensar em qualquer atividade específica para o deficiente visual a ser aplicada na escola regular, é necessário ter conhecimento a respeito do planejamento e funcionamento das técnicas que fazem parte da OM (Orientação e Mobilidade). Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Visualizar Questão Comentada
Considerando-se a neurociência da educação, sobre a aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
Considerando o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da criança, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem da criança dependem das interações entre o biológico e o social. ( ) A criança evolui de uma maturação emocional e motora a uma maturação linguística, passando, depois, a uma maturação cognitiva. ( ) O desenvolvimento cognitivo da criança é determinado somente pela experiência psicomotora que ela edificou em um dado contexto sociocultural. ( ) O desenvolvimento psicomotor nada tem a contribuir para a aprendizagem da criança.