Questões de Concurso
Filtrar
1.022 Questões de concurso encontradas
Página 79 de 205
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itaiópolis - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considerando-se Vygotsky no papel da intervenção pedagógica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A concepção de Vygotsky estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo, que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. É na _________________________ que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora. Processos já consolidados, por um lado, não necessitam da ação externa para serem desencadeados; processos ainda nem iniciados, por outro lado, não se beneficiam dessa ação externa.
A concepção de Vygotsky estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo, que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. É na _________________________ que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora. Processos já consolidados, por um lado, não necessitam da ação externa para serem desencadeados; processos ainda nem iniciados, por outro lado, não se beneficiam dessa ação externa.
Concurso:
Prefeitura de Maracajá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/dislexia/
Diante do exposto, são sinais de alerta para dislexia:
I.Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização.
II.Dificuldade com a percepção espacial.
III.Desatenção e dispersão.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/dislexia/
Diante do exposto, são sinais de alerta para dislexia:
I.Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização.
II.Dificuldade com a percepção espacial.
III.Desatenção e dispersão.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Maracajá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Dentre as características comuns da discalculia, estão:
I.Prejuízos no senso numérico.
II.Prejuízos na memorização de fatos aritméticos.
III.Prejuízos na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.
Fonte:https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/#:~:text=Discalculia%20%C3%A9%20um%20 termo%20alternativo, c%C3%A1lculo%2C%20e%20no%20racioc%C3%ADnio%20matem%C3 %A1tico.
É CORRETIO o que se afirma em:
I.Prejuízos no senso numérico.
II.Prejuízos na memorização de fatos aritméticos.
III.Prejuízos na precisão ou fluência de cálculo, e no raciocínio matemático.
Fonte:https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/#:~:text=Discalculia%20%C3%A9%20um%20 termo%20alternativo, c%C3%A1lculo%2C%20e%20no%20racioc%C3%ADnio%20matem%C3 %A1tico.
É CORRETIO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Maracajá - SC
Disciplina:
Pedagogia
O construtivismo consiste na ideia que sustenta que o indivíduo - tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais do comportamento como nos afetivos - não é um mero produto do ambiente nem um simples resultado de suas disposições internas, mas, sim, uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interação entre esses dois fatores.
(CARRETERO,1997)
Fonte: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/ construtivismo.pdf
Com relação ao Construtivismo, registre V, para verdadeiro, e F, para falso as afirmativas abaixo:
(__)De acordo com a teoria construtivista, a maioria dos esquemas mentais não são totalmente formada de maneira inata ou hereditária.
(__)De acordo com a teoria construtivista, os esquemas mentais, são construídos gradualmente ao longo do desenvolvimento, sendo constantemente adaptados e ajustados.
(__)De acordo com a teoria construtivista, a gênese do conhecimento está relacionada ao processo de sua formação, enquanto o seu desenvolvimento envolve a contínua construção e adaptação das ideias à medida que o indivíduo cresce e se relaciona com o mundo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
(CARRETERO,1997)
Fonte: http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/ construtivismo.pdf
Com relação ao Construtivismo, registre V, para verdadeiro, e F, para falso as afirmativas abaixo:
(__)De acordo com a teoria construtivista, a maioria dos esquemas mentais não são totalmente formada de maneira inata ou hereditária.
(__)De acordo com a teoria construtivista, os esquemas mentais, são construídos gradualmente ao longo do desenvolvimento, sendo constantemente adaptados e ajustados.
(__)De acordo com a teoria construtivista, a gênese do conhecimento está relacionada ao processo de sua formação, enquanto o seu desenvolvimento envolve a contínua construção e adaptação das ideias à medida que o indivíduo cresce e se relaciona com o mundo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Maracajá - SC
Disciplina:
Pedagogia
O desenvolvimento infantil consiste no processo pelo qual os indivíduos adquirem capacidade funcional, através de fenômenos de maturação, diferenciação e integração de funções. Nesse contexto, registre V, para verdadeiro, e F, para falso as afirmativas abaixo:
(__)O desenvolvimento corresponde a um processo contínuo que envolve a aquisição de novas funções e habilidades.
(__)O conhecimento inicial de uma criança é formado a partir de suas experiências de vida.
(__)O desenvolvimento da criança é influenciado pelas experiências de aprendizado que ela vivencia desde cedo.
Fonte:https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/21168/1/PDF%20-%20Vagner%20Dantas%20d a%20Silva.pdf
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.