Filtrar


Questões por página:
No nível psicológico, as teorias do desenvolvimento ajudam a compreender como os indivíduos adquirem habilidades sociais, emoções e pensamento crítico à medida que envelhecem. Teóricos como Erik Erikson e Jean Piaget destacaram a importância dos desafios que cada pessoa enfrenta em diferentes estágios de desenvolvimento. Durante uma pesquisa sobre o desenvolvimento infantil, determinado professor observou um grupo de crianças em idade pré-escolar. Ele notou que uma das crianças, João, de 4 anos de idade, estava passando por uma fase de desafio em relação à sua autonomia e à sua relação com os outros. João frequentemente demonstrava teimosia e desejo de fazer as coisas por si mesmo, recusando a ajuda dos adultos. No entanto, em algumas situações, ele mostrava sinais de ansiedade e insegurança. Descreve melhor a relação entre as observações sobre João e os estágios de desenvolvimento propostos por Erik Erikson e Jean Piaget:

De acordo com Zanella (1999), é pela aprendizagem que o homem avança e explica o processo de evolução histórico e social. A complexidade de suas experiências acrescidas das aprendizagens que realiza contribuem para sua humanização. Em qualquer etapa, situação ou momento, o ser humano está sempre aprendendo e, por isso, sofrendo mudanças no seu comportamento, no seu desempenho, nas suas concepções. Na sua visão de mundo, a aprendizagem ocorre de modo contínuo e ocupa todos os espaços da vida humana, mas se encontra na dependência de inúmeras condições que podem favorecê-la ou inibi-la. Tais condições podem ser classificadas em: biológicas, ambientais, psicológicas e pedagógicas. Sobre o exposto e, ainda, considerando a condição psicológica, assinale a afirmativa correta.
Jean Piaget (1896 - 1980) foi biólogo, psicólogo e epistemologista suíço. É considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. É conhecido como o propositor da ciência denominada Epistemologia Genética, que muito contribuiu para a educação. Etimologicamente, a palavra “epistemologia” significa: epistemo = conhecimento e logia = estudo.
(Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5671949/mod_resource/content/1/Psicologia%20.)

A epistemologia genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da vida. Sobre os principais conceitos da teoria de Piaget, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento da estrutura cognitiva humana é um processo que se dá na apropriação da experiência histórica e cultural.
II. O conhecimento resulta de interações entre o sujeito e o objeto. E a troca inicial entre sujeito e objeto se daria a partir da ação do sujeito.
III. O processo de apropriação do mundo cultural é por meio da linguagem – tanto a linguagem socializada quanto a linguagem egocêntrica.
IV. O conhecimento é adquirido por assimilação, ou seja, o aluno incorpora as experiências ou objetos às estratégias ou conceitosjá existentes.

Está correto o que se afirma apenas em
Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos estágios representam uma visão geral do desenvolvimento cognitivo, indicando as mudanças fundamentais nas formas como as crianças pensam e compreendem o mundo. A progressão através dos estágios é geralmente sequencial, podendo variar entre os indivíduos. Neste contexto, analise o caso hipotético a seguir: “uma estudante de 15 anos de idade demonstra dificuldades em compreender plenamente princípios abstratos e conceitos mais complexos. Seu raciocínio é prevalentemente baseado em características visíveis e concretas e ela possui dificuldade em entender situações que envolvem conceitos mais abstratos ou hipotéticos. Além disso, ao interagir em grupo, prefere brincadeiras que envolvem regras simples e atividades concretas”. Considerando as características comportamentais descritas, segundo a teoria de Jean Piaget, assinale a afirmativa correta.
Orientando-se pelo raciocínio trilhado por Vygotsky sobre a interação entre o desenvolvimento e a aprendizagem, é possível avaliar não apenas o nível de desenvolvimento da criança, mas também o que é mais importante, os processos que ainda estão ocorrendo. De acordo com Vygotsky, essa hipótese adquire fundamental importância na medida em que põe em questão as teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem que defendem o tradicional princípio da aplicação de uma orientação pedagógica desejável, uma vez diagnosticado o desenvolvimento. Contrapondo-se a esta visão, caracteristicamente Piagetiana, Vygotsky acreditava que a aprendizagem cria uma zona de desenvolvimento proximal, ou seja, ela ativa processos de desenvolvimento que se tornam funcionais na medida em que a criança interage com pessoas em seu ambiente, internalizando valores, significados, regras, enfim, o conhecimento disponível em seu contexto social. A compreensão de zona de desenvolvimento proximal encaminha os estudos psicológicos para uma reavaliação do(a)