Filtrar


Questões por página:
O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) consiste no transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-deficit-de-atencaocom-hiperatividade-tdah/

Com relação ao Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), registre V, para verdadeiro, e F, para falso as afirmativas abaixo:

(__)O quadro clínico pode variar conforme apresentação do transtorno.
(__)O rendimento escolar costuma ser prejudicado.
(__)O tratamento do TDAH deve ser multifatorial, podendo combinar medicamentos, orientações a pais e professores e terapia cognitivo comportamental, dentre outros.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
A dislexia é um distúrbio cada vez mais presente na realidade das escolas brasileiras, representando obstáculo que deve ser considerado e enfrentado pelos educadores. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A dislexia pode ser classificada em três tipos: visual, auditiva e mista, com características e abordagens pedagógicas específicas para cada uma.
II.A dislexia do tipo auditiva é caracterizada pela dificuldade em relacionar o som (fonema) com o símbolo (grafema), e seu tratamento pedagógico envolve o uso de recursos visuais e a introdução gradual de novos vocabulários.
III.O Método das Boquinhas, desenvolvido por Jardini, é uma abordagem pedagógica que visa promover o desenvolvimento do processamento fonológico, sendo útil para crianças com Transtornos de Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem e até mesmo para crianças com desenvolvimento típico.

Está correto o que se afirma em:
O desenvolvimento infantil é progressivo e passa por diversas fases, já identificadas pelos estudiosos do assunto. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)Na fase sensório-motora (0 a 2 anos), a criança desenvolve a capacidade de compreender situações abstratas e teorias hipotéticas, características da fase operatória formal.
(__)Na fase pré-operatória (2 a 7 anos), a criança começa a explorar a imaginação e se dedica ao "faz de conta", além de fazer muitas perguntas do tipo "por quê?".
(__)Durante a fase operatório concreto (8 a 12 anos), a criança ainda apresenta egocentrismo acentuado e tende a interpretar os acontecimentos de forma muito pessoal, como na fase pré-operatória.
(__)A fase operatório formal (a partir dos 12 anos) permite à criança compreender situações abstratas e desenvolver a capacidade de formular teorias e possibilidades hipotéticas.

A sequência está correta em:
Dificuldades e distúrbios de aprendizagem estão presentes em grande parte das salas de aula do Brasil, e por diversos motivos. Sobre o tema, qual a principal diferença entre dificuldades de aprendizagem e transtornos/distúrbios de aprendizagem?

Com base no currículo de educação infantil de Sergipe, julgue o item a seguir.


O currículo de Sergipe estabelece para a educação infantil o pressuposto segundo o qual a criança é um ser eminentemente social, reflexão na qual se insere a perspectiva histórico-cultural apontada por Vigotski, que propõe que diversos tipos de atividades sejam vividos pela criança de modo a possibilitar a assimilação de vasta experiência social.