Filtrar


Questões por página:

A articulação entre família e escola é um pilar para o desenvolvimento integral da criança. No contexto do trabalho do Pedagogo Social, essa relação é um objeto de intervenção constante, visando fortalecer os vínculos e a corresponsabilidade no processo educativo. Acerca das estratégias para fortalecer essa relação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Promover reuniões e eventos que vão além da entrega de boletins, criando espaços de diálogo, escuta e construção conjunta sobre o projeto pedagógico e os desafios do cotidiano.


(__) Limitar a participação da família ao espaço escolar, evitando a realização de visitas domiciliares por considerar que o ambiente doméstico é de natureza estritamente privada.


(__) Utilizar uma comunicação clara e acolhedora, que valorize os saberes da família e a reconheça como parceira fundamental no processo educativo da criança.


(__) Convidar as famílias a participar de atividades na escola, como oficinas, festas e projetos, de modo a integrá-las à comunidade escolar e fortalecer o sentimento de pertencimento.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

O trabalho educacional, por sua natureza demanda um esforço compartilhado, realizado a partir da participação coletiva e integrada de todos os segmentos da unidade escolar (Lück,2017).
Conforme a autora, é função social da escola.
Carine (2023), em sua obra “Como ser um educador antirracista”, afirma que “mais que uma opção, deve ser um compromisso histórico, um dever da escola, ser antirracista”. Conforme a autora, a escola e, por sua vez, a professora e o professor precisam, entre outras ações, pautar a equidade racial em toda a sua estrutura, e isso, entre outros aspectos, inclui a construção curricular, pautando
Considere as afirmativas a seguir, relacionadas à relação entre família e escola no contexto da Educação Básica. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral do estudante, devendo ser pautada no diálogo, na cooperação e no respeito mútuo às funções de cada instituição.
(__)Cabe exclusivamente à escola a responsabilidade pelo processo de formação integral do estudante, sendo a participação da família desejável, mas não essencial para a aprendizagem.
(__)Projetos e ações que aproximam famílias, professores e comunidade escolar contribuem para o fortalecimento do vínculo afetivo e do comprometimento dos estudantes com sua própria aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Em um estudo de caso realizado em uma escola pública, pesquisadores observaram que as práticas pedagógicas tradicionais dificultavam a inclusão de estudantes de contextos culturais diversos. Para enfrentar esse desafio, foram implementadas ações que valorizavam o capital cultural de diferentes grupos, promovendo o diálogo intercultural e adaptando conteúdos e metodologias às realidades locais.
Considerando essa experiência local, é correto afirmar que a contribuição dos estudos de caso para a compreensão e transformação dos processos educativos, em contextos culturais diversos, consiste em:
Visualizar Questão Comentada