Filtrar


Questões por página:
Ao trabalhar os conhecimentos sobre o corpo nas aulas de Educação Física no ensino médio, o professor pode propiciar aos estudantes a compreensão das múltiplas significações dessa temática. Nesse contexto, o professor deve
Analise o texto a seguir:

“A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e a atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.” (José Carlos Libâneo,2013, p.21).

A partir do texto acima infere-se que:

I- Os professores precisam compreender as contradições que atravessam a nossa sociedade e precisam acreditar que as relações sociais existentes na sociedade não são estáticas.
II- Na sociedade de classes, os trabalhadores não têm liberdade para formular objetivos e meios do processo educativo alinhados com as lutas pela transformação do sistema de relações sociais vigentes.
III- O reconhecimento do papel político do trabalho docente implica a compreensão e a luta pela modificação das relações de poder.

Está CORRETO o que se afirma em:
Marque a alternativa correta sobre a função social da escola:
Visualizar Questão Comentada
A necessidade de intervenção realizada por um elemento intermediário numa relação entre dois sujeitos no processo de socialização ou aprendizagem é executada por um agente:
Leia o texto a seguir.
Há depois a dimensão da institucionalização, do minucioso controle social, articulado no tecido da sociedade, exercido por meio de instituições ad hoc e que diz respeito à classificação dos indivíduos e dos comportamentos, à criação de tipologias sociais diferenciadas (os loucos, os criminosos, os doentes, os pobres, os órfãos etc.) que são estudadas e dirigidas em vista de uma integração produtiva na sociedade ou de uma separação desta, para torná-las inofensivas.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: FEU,1999, p.200-201.

Na modernidade, esse complexo processo de pedagogização da sociedade, de reorganização e de controle, de produção de comportamentos integrados aos fins globais da vida social é exercido pelo poder