Questões de Concurso
Filtrar
296 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 60
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.
A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados,2011, p.14.
Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados,2011, p.14.
Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
A educação brasileira, desde a redemocratização, firmou como diretriz a construção de uma educação para a cidadania.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.
II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.
III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.
Faz parte de uma educação para a cidadania o que é indicado em
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento de competências capazes de qualificar o indivíduo para a atuação profissional.
II. A formação voltada para a capacidade de criação artística e usufruto das diversas manifestações culturais.
III. O aprendizado sobre o sistema político, as formas de participação social e o debate de ideias.
Faz parte de uma educação para a cidadania o que é indicado em
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
O sociólogo Pierre Bourdieu coloca em foco o modo como as instituições de ensino produzem em seus alunos o que ele chamou de habitus.
Assinale a opção que descreve corretamente esse conceito.
Assinale a opção que descreve corretamente esse conceito.
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Acerca do papel da escola nas sociedades modernas e democráticas, leia o trecho a seguir.
A escola tem igualmente a função de coordenar, na vida mental de cada indivíduo, as diversas influências dos vários meios sociais em que ele vive. Um código prevalece na família; outro, nas ruas; um terceiro, nas oficinas ou nas lojas; um quarto, nos meios religiosos. Quando uma pessoa passa de um desses ambientes para outro, fica sujeita a impulsos contraditórios e acha-se em risco de desdobrar-se em personalidades com diversos padrões de julgar e sentir, conforme as várias ocasiões. Este risco impõe à escola uma função fortalecedora e integradora.
DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional,1979.
Segundo o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
A escola tem igualmente a função de coordenar, na vida mental de cada indivíduo, as diversas influências dos vários meios sociais em que ele vive. Um código prevalece na família; outro, nas ruas; um terceiro, nas oficinas ou nas lojas; um quarto, nos meios religiosos. Quando uma pessoa passa de um desses ambientes para outro, fica sujeita a impulsos contraditórios e acha-se em risco de desdobrar-se em personalidades com diversos padrões de julgar e sentir, conforme as várias ocasiões. Este risco impõe à escola uma função fortalecedora e integradora.
DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional,1979.
Segundo o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Na relação profesor-aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.
Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:
I. Do clima estabelecido pelo aluno.
II. Da relação empática com seus alunos.
III. Da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.
IV. Da criação das pontes entre seu conhecimento e os deles.
Assinale a alternativa correta.
Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:
I. Do clima estabelecido pelo aluno.
II. Da relação empática com seus alunos.
III. Da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.
IV. Da criação das pontes entre seu conhecimento e os deles.
Assinale a alternativa correta.