Filtrar


Questões por página:

Em relação à comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.


A equipe de profissionais da assessoria de comunicação inclui jornalistas, diagramadores, webdesigners e fotógrafos.

Dadas as afirmativas referentes à comunicação e gestão de crises,
I. A atitude de evitar a discussão sobre prevenção a crises não altera o fato de que em meio a um cenário global competitivo, de aumento de pressões e escassez de tempo, dada a consequência natural de progressiva degeneração de processos organizacionais, a crise irromperá aparentemente de súbito, porque surpreende um corpo organizacional despreparado. II. Existe entendimento, cada vez mais consolidado, de que a gestão de crise deva ser abordada por uma perspectiva multidisciplinar, compelindo que se instale um gabinete integrado ou que esteja prevista a convocação de um comitê, nos quais haja representatividade de departamentos relevantes da organização, não sendo tal gestão uma alçada exclusiva dos setores de Comunicação Social ou de Segurança Institucional, embora tais setores devam ser os principais apoiadores e operacionalizadores das decisões da direção. III. A gestão de crise é um processo amplo, mas que envolve apenas a segurança institucional da organização.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas em relação à temática Comunicação e Gestão de Crise,
I. Na doutrina do gerenciamento de crises, o único objetivo é a preservação das vidas dos reféns e dos policiais. II. Necessidade, validade do risco e aceitabilidade são critérios levados em consideração no momento da tomada de decisões no processo de gerenciamento de crises. III. Crise pode ser definida como um evento ou conflito programável, podendo ser violento ou não, que traz graves consequências. IV. O negociador é a pessoa responsável pela intermediação entre os causadores da crise e o comandante da operação.
verifica-se que estão corretas apenas
Entrevistas coletivas são aquelas organizadas pela assessoria de imprensa, em que o assessorado atende, simultaneamente, diversos jornalistas. São marcadas quando há algum assunto muito importante para se falar. Sobre este tipo de entrevista, marque a alternativa CORRETA.

No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha,2012, p.95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.


Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.