Filtrar


Questões por página:
Sobre os veículos impressos de jornalismo empresarial, analise as definições a seguir.

I. Privilegia a informação imediata na forma de notícias ou notas curtas, circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade de comunicação com os empregados.

II. Circula em intervalos maiores e tem produção sofisticada, com maior número de páginas e variedade de gêneros, usa-se com frequência para comunicação com clientes e públicos externos

III. Tem um tema específico, conteúdo especializado e se destina a um público determinado. Usa-se, por exemplo, para especificar uma linha de produtos para os clientes ou para difundir uma análise econômica do setor onde a empresa atua.

Essas definições referem-se respectivamente a
Sobre as características e usos do release, analise as afirmativas a seguir.

I. O release deve ter um autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto.

II. O release proveniente de anunciante deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação.

III. O release apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato que aumentem suas chances de veiculação.

Assinale:
Com relação à assessoria de imprensa, leia o fragmento a seguir.

"Nas assessorias de imprensa, públicas ou privadas, a preocupação que move os profissionais é, em última instância, a conquista de uma imagem ______ da instituição perante a (o) _______. A competitividade crescente no mundo dos negócios levou à _____ dos profissionais que atuam na área. A informação passou a ser _____ na sociedade contemporânea".

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
Maristela Mafei em Assessoria de Imprensa - Como se relacionar com a mídia (São Paulo, Contexto) assegura que ele “ajuda a avaliar a exposição dos concorrentes e do setor de atuação, evidencia a imagem do cliente na mídia, com as devidas percepções de quando e por que ela se altera”. O instrumento que apresenta essas características é
Na corrida do dia a dia, o jornalista liga para a assessoria em busca de uma informação ou de uma fonte específica e espera que o assessor tenha tudo pronto, na ponta da língua, para atender a seus objetivos. Ele quer eficiência e agilidade no atendimento. No entanto, muitas vezes o assessor depara com o jornalista despreparado, que 'caiu de paraquedas’ no assunto, o que pode provocar a impaciência da fonte. Como lidar com essas diferenças e atuar com profissionalismo para garantir sucesso na obtenção da informação e divulgação correta, sem distorções? Para um relacionamento que facilite o trabalho do assessor, o jornalista deve ter uma postura ética, cordial, respeitar o off e atuar com competência e sem arrogância.

(CALDAS, Graça. “Relacionamento assessor de imprensa/jornalista: somos todos jornalistas!”. In: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Para que isso aconteça espera-se que o jornalista observe alguns princípios, EXCETO