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Uma professora de Educação Básica planeja e acompanha sistematicamente o processo evolutivo de seus alunos nas atividades em sala de aula e considera os erros como pontes para novos saberes. Ela realiza observações e propõe exercícios, no sentido de ajudar os estudantes a aperfeiçoarem suas aprendizagens e reverem os seus equívocos.

Essa intervenção é caracterizada como uma avaliação

A avaliação mediadora e formativa tem como um dos princípios básicos a análise do desenvolvimento efetivo do aluno ao longo do processo de sua trajetória escolar, valorizando as possibilidades de avanço em seu processo de aprendizagem.

A opção que se relaciona corretamente à função desse tipo de avaliação é

A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos internos da escola e nos externos a ela. Nos últimos anos, as escolas buscam constantemente ressignificar o papel da avaliação e a sua função social.

Com base nessa informação, assinale a opção que não se enquadra no papel atribuído à avaliação na atualidade.

A avaliação como uma das categorias da Didática possui várias funções no processo de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. Em uma escola de educação do ensino fundamental, durante uma reunião pedagógica, a docente expõe que em sua prática na aplicação de avaliação opta por uma que fornece subsídios aos alunos para que mostre o aprendizado obtido juntamente com suas capacidades cognitivas para solucionar problemas. Essa é a oportunidade de detectar a adequação do ensino ao aprendizado e repassar um feedback acertado ao estudante. O tipo de avaliação explicada pela professora é a:
A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. A Educação Básica é formada por: