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O SINAES, a fim de cumprir seus objetivos e atender as suas finalidades constitucionais e legais, compreende os seguintes processos de avaliação:
I avaliação interna das IES. II avaliação externa in loco das IES, realizadas pelo Inep. III avaliação dos cursos de graduação. IV avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes de cursos de graduação por meio do Enade. V avaliação das ações desenvolvidas pela CPA junto aos cursos de graduação das IES.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
Quando da obtenção de conceitos insatisfatórios, tanto no conjunto, como em cada uma das dimensões do relatório de avaliação externa in loco realizada pelo INEP, as medidas a serem tomadas são:
I Celebração de Protocolo de Compromisso. II Instauração de Processo Administrativo. III Suspensão de oferta de vagas no vestibular.
Das afirmativas acima, apenas:
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teóricometodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fim de atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual. Analise as afirmativas abaixo em relação aos os principais marcos:

I.2005: a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

II.2019: estudo-piloto para a avaliação da educação infantil; testes de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC.

III.2021: implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

IV.2023: testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do ensino fundamental alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do ensino fundamental alinhados à BNCC.

V.2025: testes para o ensino médio alinhados à BNCC.

Estão corretas as afirmativas:

Relacione as modalidades de avaliação com as respectivas características.

1. Diagnóstica
2. Formativa
3. Somativa

( ) Estabelecer os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos.
( ) Detectar dificuldades especificas de aprendizagem para identificar possíveis causas.
( ) Fornecer dados para aperfeiçoar o ensino-aprendizagem no processo.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.