Filtrar


Questões por página:
Quando da obtenção de conceitos insatisfatórios, tanto no conjunto, como em cada uma das dimensões do relatório de avaliação externa in loco realizada pelo INEP, as medidas a serem tomadas são:
I Celebração de Protocolo de Compromisso. II Instauração de Processo Administrativo. III Suspensão de oferta de vagas no vestibular.
Das afirmativas acima, apenas:
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teóricometodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fim de atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual. Analise as afirmativas abaixo em relação aos os principais marcos:

I.2005: a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

II.2019: estudo-piloto para a avaliação da educação infantil; testes de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC.

III.2021: implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

IV.2023: testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do ensino fundamental alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do ensino fundamental alinhados à BNCC.

V.2025: testes para o ensino médio alinhados à BNCC.

Estão corretas as afirmativas:

Relacione as modalidades de avaliação com as respectivas características.

1. Diagnóstica
2. Formativa
3. Somativa

( ) Estabelecer os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos.
( ) Detectar dificuldades especificas de aprendizagem para identificar possíveis causas.
( ) Fornecer dados para aperfeiçoar o ensino-aprendizagem no processo.

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação às recomendações sugeridas para o processo de avaliação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A avaliação deve ser realizada de cima para baixo e, nela, os supervisores avaliam o desempenho dos subordinados.
( ) O processo de avaliação deve reconhecer as diferenças individuais.
( ) A avaliação deve descrever, com clareza, as habilidades, os conhecimentos e as características pessoais esperadas.

As afirmativas são, respectivamente,