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Analise as informações a seguir:

I. A avaliação está presente em todo o processo educacional, sendo realizável de diversas formas. A avaliação formativa verifica o que os estudantes aprenderam, bem como possui o compromisso de dar visibilidade à continuidade e não à terminalidade das aprendizagens, levando em consideração seu percurso ao longo dos anos escolares.
II. A avaliação somativa tem por objetivo acompanhar a aprendizagem dos estudantes ao longo do processo educativo, identificando se as aprendizagens estão ocorrendo de acordo com o esperado, bem como realizando ajustes nas atividades e abordagens escolhidas no planejamento inicial.

Marque a alternativa CORRETA:
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A avaliação da Educação Básica no Brasil se realiza por meio de exames, a cargo do INEP. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que contempla os exames destinados a avaliar competências do público do Ensino Fundamental:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) dispõe sobre a verificação do rendimento escolar dos estudantes públicos da Educação Básica e define os critérios que devem ser considerados. Dentre os critérios mencionados a seguir, identifique o critério assegurado na respectiva lei, assinalando a alternativa CORRETA.
Para Jussara Hoffmann (2014, p.37), as práticas avaliativas autoritárias são minas espalhadas por nossas escolas. Detonam a toda hora e mutilam o desejo de aprender”. Em sentido contrário, é preciso apostar na avaliação mediadora, porque:
De acordo com a legislação vigente sobre educação especial na Educação Básica, o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação terá início: