Filtrar


Questões por página:

Com relação às avaliações educacionais, julgue o item seguinte.


As avaliações educacionais padronizadas são sempre justas e inclusivas, pois conseguem medir com precisão o desempenho de todos os alunos, independentemente de suas condições sociais e econômicas.

Na prática pedagógica, as avaliações desempenham um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. No contexto das escolas brasileiras, como a avaliação formativa pode ser utilizada para melhorar o processo de ensino-aprendizagem?
Em seu livro Avaliação: mito & desafio, Jussara Hoffmann expõe a dicotomia existente entre educação e avaliação. Ela se revela, segundo a autora, quando, por exemplo, um professor de educação infantil ou dos anos iniciais do ensino fundamental, em seu cotidiano, acompanha o desenvolvimento dos alunos a partir de um relacionamento afetivo e busca compreender suas dificuldades, mas enfrenta, no entanto, ao final de um semestre ou bimestre, “a tarefa de transformar suas observações (significativas e consistentes) em registros anacrônicos, sob a forma de conceitos classificatórios ou listagens de comportamentos estanques”. Essa dicotomia é danosa, pois descaracteriza o significado básico da avaliação que é a:
Visualizar Questão Comentada
Um programa de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior, divulgou, no dia 21 de março de 2023, o resultado da segunda chamada dos estudantes pré-selecionados. É CORRETO afirmar que tal programa denomina-se:
A avaliação na Educação Infantil, por não ter caráter de nota, pode ser feita com mais registros e acompanhamentos validando, a todo momento as pequenas alterações que ocorrem no desenvolvimento da criança. Para que a avaliação na Educação Infantil seja de qualidade, é preciso ressignificá-la em práticas pedagógicas eficazes. Com isso, a avaliação passa a ser:
Visualizar Questão Comentada