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Segundo Maciel (2006), a avaliação é um componente importante na gestão de acervos, possibilitando a adequação de estratégias com a finalidade de atingir objetivos pré-determinados. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Avaliar um acervo permite ao bibliotecário verificar se este, enquanto insumo básico de uma biblioteca, atende às demandas informacionais de seus usuários.

II. Avaliação quantitativa é baseada em dados estatísticos que refletem o tamanho da coleção, uso, assunto, idade e segmento de usuários.

III. O método utilizado nas avaliações independentemente do tipo de biblioteca, não interfere nos resultados e na análise dos objetivos a serem atingidos.

IV. A avaliação qualitativa analisa o conteúdo do acervo utilizando como parâmetros o conhecimento de especialistas, as publicações da área do conhecimento e o uso efetivo da coleção no atendimento às demandas informacionais de seus usuários.

Estão CORRETAS apenas as afirmativa:

Vergueiro (1989) destaca que o desenvolvimento de coleções é um conjunto de atividades que tem por objetivo o desenvolvimento geral do acervo, tendo em vista atender às necessidades de seus usuários. Dentre essas atividades existe uma que tem como objetivo investigar se o desenvolvimento de coleções está acontecendo da forma prevista em uma política previamente elaborada.

Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa atividade.

Os metadados são estruturas complexas usadas na descrição de fontes de informação, especialmente, em ambientes digitais. Dadas as afirmativas acerca das tipologias e das finalidades dos metadados,
I. Os metadados administrativos são utilizados para promover a funcionalidade e os recursos do sistema de informação. II. Os metadados de autenticação são usados na identificação e na avaliação da integridade das informações. III. Os metadados de direitos estão relacionados à procedência, à criação e às modificações das informações. IV. Os metadados descritivos disponibilizam características para a identificação, a seleção e a aquisição de informações. verifica-se que estão corretas
As bibliotecas públicas e escolares, tradicionalmente, disponibilizam no acervo uma quantidade de títulos de livros que são reunidos em coleções específicas voltadas ao interesse de crianças, visando ao atendimento do público infantil. Esse material é organizado nas estantes a partir da classificação temática com notação específica para representar o conteudo da literatura infantil. Considerando os padrões determinados pela Classificação Decimal Universal (CDU), assinale a alternativa que representa, adequadamente, a classificação do assunto para uma obra de conteúdo ficcional destinada às crianças, ou seja, especificamente, livros de literatura infantil.
É possível verificar a frequência com que cada livro de uma biblioteca é utilizado, considerando sua última data de circulação e a data da retirada anterior. Esse tipo de estudo serve para avaliar