Filtrar


Questões por página:
Diferentemente da simples medida de desempenho dos alunos, a avaliação é essencialmente um processo de comunicação. Assim sendo, é correto afirmar que:
Considerando-se dentro de uma perspectiva crítica da educação, analise as assertivas e a relação entre elas.

I - O processo ensino-aprendizagem precisa ser desenvolvido, respeitando a coerência entre as partes constituintes do ato pedagógico: planejamento, execução e avaliação. Deve-se construir um projeto pedagógico com claros princípios e, a partir dele, estabelecer um planejamento de trabalho; feito isso, desenvolver as ações necessárias para a execução desse plano, sempre promovendo uma relação dialética entre a execução e a avaliação.
II - O processo avaliativo precisa considerar três etapas: 1. avaliar o nível de desempenho atual do aluno; 2. Confrontar confrontar este nível de conhecimento real com os objetivos considerados importantes dentro do processo formativo; 3. tomar decisões que contribuam para que cada aluno possa transitar do nível real de conhecimento para o nível planejado nos objetivos.

Marque a alternativa correta.
A relevância da avaliação da aprendizagem refere-se ao fato de que esta não pode constituir-se apenas como forma de verificar o que o aluno aprendeu e sua capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em novos contextos, mas sim como parâmetro para avaliar a atuação do próprio docente, uma vez que a escola é a instituição social que tem como responsabilidade a democratização dos conhecimentos produzidos historicamente. Sobre avaliação da aprendizagem, marque a única alternativa correta:

I. É fundamental pensar um sistema de avaliação que contemple o multiculturalismo e a diversidade dos alunos.
II. Na prática, o que, quase sempre acontece, é que as avaliações são realizadas com base em critérios definidos aleatoriamente e os instrumentos utilizados são desconectados e destituídos de parâmetros claros a respeito do que é importante avaliar e como os resultados da avaliação devem ser utilizados.
III. A avaliação, enquanto processo, serve de base para serem tomadas decisões capazes de confundir os alunos e não para possibilitar intervenções pedagógicas significativas e eficazes, para melhoria da aprendizagem.
IV. Ao realizar uma avaliação sem critério, é possível ao professor a compreensão dos avanços, e das facilidades que seus alunos apresentam no decorrer do ato educacional.

Marque a única alternativa correta:
Julgue o item a seguir.

O processo de avaliação na educação básica é unicamente embasado em testes escritos para aferir o desempenho dos alunos, desconsiderando por completo a análise de outros elementos essenciais como habilidades socioemocionais, criatividade ou participação em atividades extracurriculares.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas abaixo:
As avaliações _________________ têm o objetivo de verificar o progresso e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, tornando mais produtiva a relação de ensinar e aprender. Essa modalidade visa medir o desempenho escolar dos estudantes ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Seu foco é a ______________________, sendo a(o) ______________ uma de suas possibilidades avaliativas.