Questões de Concurso
Filtrar
658 Questões de concurso encontradas
Página 100 de 132
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Como se chama o documento feito pelo professor que contém: o tema da aula, o objetivo, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações?
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é uma ação didática complexa e multifacetada e ocorre em diferentes esferas da educação, dentro da unidade escolar: a avaliação da aprendizagem; a avaliação institucional, que se relaciona com o coletivo escolar e não apenas com o aluno; e, a avaliação do sistema escolar que é auferida ao analisar um conjunto de escolas. Diante do exposto, a avaliação deverá se relacionar aos seguintes pontos específicos, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Hoffman, a avaliação, enquanto relação dialógica, concebe o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber apropriado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão. Dessa forma, para a autora, a avaliação passa a exigir do professor
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
A verificação de rendimento escolar observará, dentre outros critérios, a avaliação ____________ e _________ do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o art.24, inciso V, da Lei n.º 9.394 de 1996.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o art.24, inciso V, da Lei n.º 9.394 de 1996.
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Com relação à articulação entre a avaliação, o processo educativo e o desempenho do aluno, analise as seguintes afirmações:
I. Tem a função de permitir um ajuste recíproco aprendiz/programa de estudos (seja pela modificação do programa, que será adaptado aos aprendizes, seja pela orientação dos aprendizes para subsistemas de formação mais adaptados a seus conhecimentos e competências atuais). Precede a ação de formação.
II. Tem a função de verificar se as aquisições visadas pela formação foram feitas. Faz-se um balanço das aquisições no final da formação, com vistas a expedir, ou não, o “certificado" de formação. Ocorre depois da ação de formação.
III. Tem como função principal contribuir para uma boa regulação da atividade de ensino. Trata-se de adaptar melhor o conteúdo e as formas de ensino às características dos alunos reveladas pela avaliação. Situa-se no centro da ação de formação.
De acordo com Hadji (2001), as afirmações referem-se, correta e respectivamente, aos seguintes casos de avaliação:
I. Tem a função de permitir um ajuste recíproco aprendiz/programa de estudos (seja pela modificação do programa, que será adaptado aos aprendizes, seja pela orientação dos aprendizes para subsistemas de formação mais adaptados a seus conhecimentos e competências atuais). Precede a ação de formação.
II. Tem a função de verificar se as aquisições visadas pela formação foram feitas. Faz-se um balanço das aquisições no final da formação, com vistas a expedir, ou não, o “certificado" de formação. Ocorre depois da ação de formação.
III. Tem como função principal contribuir para uma boa regulação da atividade de ensino. Trata-se de adaptar melhor o conteúdo e as formas de ensino às características dos alunos reveladas pela avaliação. Situa-se no centro da ação de formação.
De acordo com Hadji (2001), as afirmações referem-se, correta e respectivamente, aos seguintes casos de avaliação: