Questões de Concurso
Filtrar
658 Questões de concurso encontradas
Página 101 de 132
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. E, para que ela cumpra suas funções, deverá ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências, por exemplo, que os instrumentos de avaliação sejam elaborados, executados e aplicados levando-se em conta alguns princípios. Conforme Luckesi (2011), para serem adequados, os instrumentos deveriam, entre outros,
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Hoffmann, a avaliação mediadora vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão.
Disso decorre que se trata de uma relação
Disso decorre que se trata de uma relação
Concurso:
Prefeitura de Sorocaba - SP
Disciplina:
Pedagogia
No final do ano letivo, João ficou surpreso com o resultado final de avaliação de seu filho, aluno do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba. Segundo João, seu filho é um aluno dedicado, mas apresentou baixo desempenho em Matemática, embora apresentasse excelente desempenho nas outras áreas do conhecimento. João procurou, então, saber o que ele poderia fazer para rever o resultado final e soube que poderia recorrer dele com apoio na Deliberação CMESO no 01/2001, visto que seu Art.3o dispõe que “A avaliação feita na escola, respeitado o disposto no seu Regimento, levará em conta o desempenho global do aluno, no conjunto dos componentes curriculares cursados durante o ano ou período letivo”, complementando que a avaliação deve ser considerada em seu caráter
Concurso:
Prefeitura de Sorocaba - SP
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Quanto à avaliação da aprendizagem, é tema da Seção I da referida Resolução. Assim, segundo o Art.47, a avaliação da aprendizagem deve basear-se “na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante- -conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato (…)”, e complementa afirmando que esse ato deve ser, acima de tudo,
Concurso:
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de avaliação mediadora discutido por Hoffmann (1994).