Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O professor que atua na educação de jovens e adultos não deve valorizar a práxis (reflexão sobre a ação dos educandos e sobre a ação do próprio docente).
II. É dever do servidor público retardar qualquer prestação de contas que seja de sua responsabilidade.
III. A autoavaliação é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar.
Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:

I. Avaliação da aprendizagem é um instrumento empregado para avaliar o desempenho dos alunos, precisamente em um dado momento do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento centrado na aplicação de testes e na quantificação por meio de notas resulta no acompanhamento do estudante em momentos bastante específicos do processo educativo. É ainda uma oportunidade para observar se os estudantes conseguiram atingir as metas estabelecidas. Desse modo, confirma-se a validade das ações pedagógicas postas em curso.

Il. A avaliação institucional constitui-se como um processo espontâneo de discussão permanente sobre as práticas vivenciadas na escola, intrínseco à construção da sua autonomia, já que fornece subsídios para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do seu trabalho. Essa autonomia desvincula a escola das demais instâncias do sistema, uma vez que a avaliação institucional articula as avaliações, ensejando uma leitura da totalidade das instituições e do sistema.

III. A avaliação da aprendizagem deve buscar a obtenção de informações fidedignas sobre o trabalho realizado com os estudantes nas diferentes áreas do conhecimento e só tem sentido se for encarada pela comunidade escolar como uma aliada tanto do desenvolvimento de cada estudante, como do alcance da consecução das metas de eficácia e qualidades fixadas pela unidade escolar ou pelos sistemas educacionais. Ela deve ser o resultado de uma análise crítica permanente da prática pedagógica, possibilitando a leitura e a compreensão do seu desenvolvimento.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as informações a seguir:

I. A avaliação está presente em todo o processo educacional, sendo realizável de diversas formas. A avaliação formativa verifica o que os estudantes aprenderam, bem como possui o compromisso de dar visibilidade à continuidade e não à terminalidade das aprendizagens, levando em consideração seu percurso ao longo dos anos escolares.
II. A avaliação somativa tem por objetivo acompanhar a aprendizagem dos estudantes ao longo do processo educativo, identificando se as aprendizagens estão ocorrendo de acordo com o esperado, bem como realizando ajustes nas atividades e abordagens escolhidas no planejamento inicial.

Marque a alternativa CORRETA:
A avaliação formativa no ensino fundamental I acompanha o progresso dos alunos ao longo do processo de aprendizagem pois tem como objetivo:

Julgue o item que se segue.


A função somativa da avaliação, que classifica os alunos com base em seu desempenho final, é essencial para promover a equidade e a justiça no sistema educacional. Ao fornecer informações claras sobre o nível de aproveitamento dos alunos, essa função permite que a escola identifique e forneça apoio adicional aos estudantes que estão em desvantagem acadêmica, garantindo assim uma distribuição justa de recursos e oportunidades.