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Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Esta Avaliação na/da Educação Infantil surge como uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE, implementando avaliações diagnósticas e indicadores alinhados aos Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense. Subsidia os municípios com informações e referências, indicando para onde avançar nas políticas para a Educação Infantil, e permite qualificar o progresso dos municípios. Esta Avaliação é o:
Concurso:
Prefeitura de São Manuel - SP
Disciplina:
Pedagogia
Não é um pressuposto básico da avaliação:
Concurso:
Prefeitura de Simonésia - MG
Disciplina:
Pedagogia
O Conselho Escolar, entre outros mecanismos, tem papel decisivo na gestão democrática da escola, se for utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã. Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve atentar-se a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
Disciplina:
Pedagogia
A tradicional finalidade de controle, por meio da avaliação como aferição realizada no dia da prova ou dos exames, deve ser substituída por práticas de contínuas observações, registros e análises do que for coletado, em todos os espaços de aprendizagem, particularmente, na escola. Para planejar o seu fazer pedagógico e estabelecer objetivos, o professor precisa conhecer as necessidades de seus alunos. A tarefa do docente como permanente avaliador não se encerra na identificação destas necessidades, pois, a partir deste conhecimento, fazem-se necessárias providências para:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Avaliação educacional é um ato eminentemente político, pois sempre está alicerçado e a serviço de um modelo de sociedade. O que denota constantes reflexões política-pedagógica sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, em uma perspectiva emancipadora e numa visão pedagógica libertadora e epistemológica sócio-histórica que se concretiza numa dinâmica avaliativa mediadora do processo de desconstrução e reconstrução da práxis pedagógica. Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/avaliacaoformativa-reguladora-intencionalidadecaracteristicase-principios%C2%B9/. Acesso em: 28/03/2021.
Nessa linha de pensamento, a avaliação da aprendizagem ancorada numa perspectiva formativa reguladora apresenta as seguintes características básicas:
I. A natureza classificatória, diversidade de instrumentos rígidos e intencionalidade política. II. Instrucionista, hierarquização do conhecimento e quantificação do saber adquirido pelo aluno. III. Atenção à eficácia, à quantificação dos dados para classificação do aluno. IV. A natureza processual, a diversidade de instrumento e a intencionalidade educativa. V. A natureza seletiva, competitividade e cumulativa.
É correto o que se afirma em:
Nessa linha de pensamento, a avaliação da aprendizagem ancorada numa perspectiva formativa reguladora apresenta as seguintes características básicas:
I. A natureza classificatória, diversidade de instrumentos rígidos e intencionalidade política. II. Instrucionista, hierarquização do conhecimento e quantificação do saber adquirido pelo aluno. III. Atenção à eficácia, à quantificação dos dados para classificação do aluno. IV. A natureza processual, a diversidade de instrumento e a intencionalidade educativa. V. A natureza seletiva, competitividade e cumulativa.
É correto o que se afirma em: