Filtrar


Questões por página:
Debater sobre avaliação escolar, a partir das questões teórico-metodológicos e epistemológicas, com enfoque na intrínseca relação com o processo de avaliação da aprendizagem e sua praticidade na escola implica retomar os estudos na perspectiva epistemológica das diferentes concepções pedagógicas. Isto remete compreendê-la dentro do contexto contemporâneo permeado de transformações e mudanças, com o objetivo de superar as percepções mecanicista e reducionista oriundas dos paradigmas tradicionais demarcado pela sua natureza, finalidade e dimensões políticas, sociais e éticas.

Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3799. Acesso em: 20 nov.2023.(adaptado)

A partir de uma nova perspectiva de avaliação da aprendizagem à luz de uma prática pedagógica crítica e construtiva, avalie as afirmações a seguir.

I. O sistema de avaliação da aprendizagem no exercício de sua atribuição formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa em um processo construtivo.

II. Como dimensão do processo educativo, a avaliação da aprendizagem como ferramenta de investigação diagnóstica possibilita identificar, discriminar, compreender e caracterizar as causas determinantes das dificuldades de aprendizagem, visando a superação das mesmas.

III. O professor necessita compreender a avaliação como parte do processo educativo, isso implica dois processos indissociáveis: ensinar e classificar.

IV. A avaliação da aprendizagem alicerçada nos pressupostos da pedagogia tradicional assume uma função classificatória quando não permite a fluidez no processo de crescimento do aluno.

V. O processo de avaliação da aprendizagem escolar deve ser visto como um ato amoroso, inclusivo, dinâmico e construtivo como objeto de reflexão e ação fundamentada numa abordagem pedagógica relacional.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apesar dos muitos e rigorosos estudos sobre a avaliação da aprendizagem, alinhavar analiticamente suas implicações no permear das práticas pedagógicas, ainda é uma questão vulnerável, relutante e carente de maiores reflexões e compreensões dado a dimensão da complexidade do ato de avaliar como um movimento que envolve alguma atividade humana.


Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/ avaliacao_luckesi.pdf. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)


Acerca das compreensões teóricas sobre a avaliação, avalie as afirmações a seguir.


I. No sentido amplo da avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios.


II. Com ênfase no melhor resultado possível a avaliação da aprendizagem deverá ser conduzida de forma metódica e rigorosa.


III. Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.


IV. Sob o princípio da inclusão escolar, o ponto de convergência especial no processo da avaliação da aprendizagem está atrelada à seleção e classificação.


V. Diagnosticar é o primeiro passo para avaliar a aprendizagem, e este implica coletar dados relevantes sobre o estado de aprendizagem do aluno.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Mendes (2006), na obra A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil, constata que no âmbito dos sistemas estaduais e municipais, diretrizes políticas de reforma norteadas pelos princípios da inclusão escolar estão sendo anunciadas.
Entretanto, segundo ela,
De acordo com Christofari e Baptista (2012), na dimensão de classificação e delimitação presente na prática histórica da avaliação da aprendizagem, os corpos deveriam manter-se inertes, em seus lugares, o controle do pensar e do fazer tornava-se elemento pedagógico importante para a aprendizagem. Atualmente, a prática da avaliação da aprendizagem, com a concepção de mensuração, de aferição de resultados de desempenho do aluno, encontra-se na contramão de um movimento que tem buscado considerar que a educação escolar pode ser (re)criada por meio de uma perspectiva de inclusão escolar.
A proposta, portanto, segundo os autores, é
mostrar texto associado
Segundo o autor do texto, é necessário superar a abordagem classificatória e meritocrática da educação visto que