Filtrar


Questões por página:
De acordo com o documento SAEB 2001 Novas Perspectivas de 2002, o “SAEB avalia o que os alunos sabem e são capazes de fazer, em diversos momentos de seu percurso escolar, considerando as condições existentes nas escolas brasileiras. Para tanto, o SAEB utiliza instrumentos específicos: provas aplicadas a alunos de escolas selecionadas por amostragem em todas as unidades da Federação, por meio das quais é medido o desempenho acadêmico dos alunos; e questionários, pelos quais são investigados os fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos alunos. O SAEB define-se, portanto, como um instrumento essencial de apoio a todos aqueles que lidam com a educação em nosso país." O modelo de prova elaborado para o SAEB prioriza determinados Tópicos e Temas dos conteúdos a serem avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, em função das competências e habilidades definidas para as diferentes séries e disciplinas, o que, na prática, significa alocar um número maior ou menor de itens a cada descritor diante de sua importância na série e disciplina. A partir da concepção que fundamenta a elaboração de provas do SAEB, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.1- Matriz Curricular de Referência 2- Descritor de Texto 3- Competência 4- Habilidade ( ) é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações (Perrenoud,2000). ( ) é a modalidade da inteligência referente ao plano do “saber fazer" decorrente do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades (Matrizes Curriculares de Referência para o SAEB,1999). ( ) é uma associação entre conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas pelos alunos (classificação, seriação, causa e efeito, correlação, inclusão, implicação, etc.). ( ) traduz a associação entre os conteúdos praticados nas escolas brasileiras do Ensino Fundamental e Médio, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo de construção do conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
mostrar texto associado
O gráfico acima contém os resultados do Censo Escolar da Educação Básica de 2008. A partir da análise dos dados apresentados, é possível concluirmos que houve um
De acordo com o INEP, a Prova Brasil e SAEB são dois exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo SAEB. A Prova Brasil é censitária. Por essa razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas, também, para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990. Em 1995, o SAEB passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal).
As frases a seguir contêm informação sobre a Prova Brasil e o SAEB. Atribua o número 1 para as que contiverem informações sobre a Prova Brasil e o número 2 para as relativas ao SAEB.

( ) Avalia estudantes de 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
( ) Avalia as escolas públicas localizadas em área urbana.
( ) Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.
( ) Não avalia o Ensino Médio.
( ) Avalia todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série.
A sequência correta é:
Se é função da escola criar condições para que o aluno aprenda determinados conteúdos e, sobretudo, desenvolva determinadas habilidades, ela precisa, o tempo todo e de diversas formas, avaliar se está atingindo seus objetivos. Sobre a avaliação, assinale a alternativa incorreta.
Considere a situação fictícia a seguir.
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta: