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( ) Tem como objetivo a promoção e/ou retenção das crianças, garantindo uma transição adequada entre a pré-escola e o ensino fundamental.
( ) Faz a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
( ) Envolve a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e das interações das crianças no cotidiano.
( ) É coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.
( ) Produzirá, no máximo, a cada 4 anos, indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional.
( ) A avaliação de desempenho dos estudantes em exames poderá ser diretamente realizada pela União ou, mediante acordo de cooperação, pelos Estados e pelo Distrito Federal, nos respectivos sistemas de ensino e de seus Municípios, caso mantenham sistemas próprios de avaliação do rendimento escolar, assegurada a compatibilidade metodológica entre esses sistemas e o nacional, especialmente no que se refere às escalas de proficiência e ao calendário de aplicação.
"A avaliação deve ser um instrumento de reflexão e de transformação, proporcionando informações valiosas para o ajuste das práticas pedagógicas e para o desenvolvimento do aluno." (Luckesi,2011)
Com base nessa afirmação, correlacione a afirmação sobre o papel da avaliação com o que se espera de uma gestão pedagógica eficaz e assinale a alternativa correta.
Avaliação educacional é um ato eminentemente político, pois sempre está alicerçado e a serviço de um modelo de sociedade. O que denota constantes reflexões política-pedagógica sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, em uma perspectiva emancipadora e numa visão pedagógica libertadora e epistemológica sócio-histórica que se concretiza numa dinâmica avaliativa mediadora do processo de desconstrução e reconstrução da práxis pedagógica.
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/avaliacao-formativa-reguladora-intencionalidadecaracteristicas-e-principios%C2%B9/. Acesso em: 28/03/2021.
Nessa linha de pensamento, a avaliação da aprendizagem ancorada numa perspectiva formativa reguladora apresenta as seguintes características básicas:
I. A natureza classificatória, diversidade de instrumentos rígidos e intencionalidade política.
II. Instrucionista, hierarquização do conhecimento e quantificação do saber adquirido pelo aluno.
III. Atenção à eficácia, à quantificação dos dados para classificação do aluno.
IV. A natureza processual, a diversidade de instrumento e a intencionalidade educativa.
V. A natureza seletiva, competitividade e cumulativa.
É correto o que se afirma em: