Questões de Concurso
Filtrar
615 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 123
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Fundação InoversaSul - SC
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere ao planejamento e à organização do trabalho didático, julgue o item a seguir.
O processo avaliativo deve estar em conformidade com os procedimentos metodológicos adotados e com a natureza da área do conhecimento, devendo, nesse processo específico, ser desconsideradas as diferenças nos níveis de aprendizagem do grupo.
Concurso:
Prefeitura de Japonvar - MG
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.
II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.
III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.
II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.
III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Concurso:
Prefeitura de Princesa - SC
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação escolar é um processo contínuo e acumulativo, essencial para a análise do conhecimento individual dos alunos e da escola como um todo. Existem três tipos principais de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa, cada uma com finalidades específicas que contribuem para a melhoria do sistema de ensino. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
1.(_)A avaliação diagnóstica deve ser realizada apenas no início do ano letivo.
2.(_)A avaliação formativa pode ser feita de maneira informal durante as aulas.
3.(_)A avaliação somativa visa oferecer um parecer sobre as habilidades desenvolvidas ao final de um processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
1.(_)A avaliação diagnóstica deve ser realizada apenas no início do ano letivo.
2.(_)A avaliação formativa pode ser feita de maneira informal durante as aulas.
3.(_)A avaliação somativa visa oferecer um parecer sobre as habilidades desenvolvidas ao final de um processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Concurso:
Prefeitura de Dona Inês - PB
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação institucional já vem se consolidando em termos da política educacional brasileira, com maior ênfase nos últimos 10 anos. Dentre as alternativas a seguir, uma tem relação direta com a totalidade da ação educacional realizada pela instituição escolar. Assinale-a.
Concurso:
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Disciplina:
Pedagogia
“Deve-se estar atento ao fato de que, ao responder às questões, os educandos estarão, mais uma vez, praticando exercícios sobre o conteúdo, o que implica o refinamento do conhecimento ou da habilidade que estiver em pauta” (LUCKESI,2011, p.364).
Considerando o texto, analise as proposições sobre a elaboração de questões para a avaliação da aprendizagem:
I- Deve apresentar níveis diferenciados de dificuldade dentro de um mesmo conteúdo, de tal forma que o estudante possa revelar que aprendeu desde os componentes mais simples até o mais complexo desse conteúdo.
II- Deve servir-se de perspectivas metodológicas distintas ao adotado no ensino dos conteúdos.
III- Deve cobrir todos os conteúdos essenciais trabalhados no ensino.
Sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, é CORRETO o que se afirma em:
Considerando o texto, analise as proposições sobre a elaboração de questões para a avaliação da aprendizagem:
I- Deve apresentar níveis diferenciados de dificuldade dentro de um mesmo conteúdo, de tal forma que o estudante possa revelar que aprendeu desde os componentes mais simples até o mais complexo desse conteúdo.
II- Deve servir-se de perspectivas metodológicas distintas ao adotado no ensino dos conteúdos.
III- Deve cobrir todos os conteúdos essenciais trabalhados no ensino.
Sobre os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, é CORRETO o que se afirma em: