Questões de Concurso
Filtrar
693 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 139
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Viana - ES
Disciplina:
Pedagogia
Itens fundamentais que o processo de avaliação formativa e permanente propõe:
Concurso:
Prefeitura de Viana - ES
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é um processo de ensino e aprendizagem, que deve ser realizada de forma continua e sistemática, onde não devemos priorizar somente resultados, mas investigar, interrogar e buscar identificar conhecimentos e dificuldades de cada aluno. De acordo com os estudos de Bloom (1993), a avaliação apresenta três tipos de funções, que são:
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação educacional pode ser classificada sob diferentes perspectivas, considerando seu momento de aplicação, finalidade, metodologia e abordagem teórica. Um professor de escola pública adota uma avaliação que envolve os alunos no processo, incentivando a reflexão crítica e permitindo ajustes contínuos na prática pedagógica. Assinale a alternativa que melhor descreve essa estratégia.
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
No contexto educacional, a avaliação diagnóstica tem papel crucial. Com base nos métodos e instrumentos usados para essa avaliação, considerando sua eficácia na compreensão das competências e lacunas cognitivas dos estudantes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Questionários padronizados e provas de múltipla escolha são adequados para medir apenas o conteúdo teórico memorizado pelos alunos.
( ) Testes de desempenho e observações informais buscam compreender as capacidades cognitivas de maneira holística, sem considerar o contexto de aprendizagem.
( ) Entrevistas estruturadas e aplicação de provas externas visam avaliar o nível de conhecimento dos alunos sem considerar a dinâmica do grupo.
( ) Portfólios, entrevistas, observações sistemáticas e autoavaliações permitem compreender as dificuldades e potencialidades dos alunos, considerando o contexto educacional e suas características individuais.
( ) Apenas provas escritas e exames finais medem de forma direta a evolução do aluno em termos de conteúdo específico de cada disciplina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Questionários padronizados e provas de múltipla escolha são adequados para medir apenas o conteúdo teórico memorizado pelos alunos.
( ) Testes de desempenho e observações informais buscam compreender as capacidades cognitivas de maneira holística, sem considerar o contexto de aprendizagem.
( ) Entrevistas estruturadas e aplicação de provas externas visam avaliar o nível de conhecimento dos alunos sem considerar a dinâmica do grupo.
( ) Portfólios, entrevistas, observações sistemáticas e autoavaliações permitem compreender as dificuldades e potencialidades dos alunos, considerando o contexto educacional e suas características individuais.
( ) Apenas provas escritas e exames finais medem de forma direta a evolução do aluno em termos de conteúdo específico de cada disciplina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Rio Negro - PR
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação, enquanto processo essencial da prática pedagógica, desempenha um papel fundamental na aprendizagem dos estudantes. Entre as diversas funções da avaliação, pode-se destacar: