Filtrar


Questões por página:

A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta utilizada para monitorar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além da simples aplicação de testes e atribuição de notas, exigindo um acompanhamento contínuo do estudante em diferentes etapas do processo educativo. Cada vez mais, as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem, reconhecendo que deixar essa prática para o final do processo não contribui de forma eficaz para o avanço escolar do aluno.


A avaliação da aprendizagem oferece benefícios tanto para os alunos quanto para os educadores. Para os estudantes, ela permite acompanhar o progresso de seu aprendizado e buscar estratégias que impulsionem seu desenvolvimento. Além disso, os professores podem estimular a autoavaliação nos alunos, promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. Para os educadores, a avaliação é uma oportunidade de verificar se os objetivos estabelecidos foram alcançados, possibilitando um redirecionamento das práticas pedagógicas para assegurar que as metas sejam atingidas.


(Fonte: https://encr.pw/processo-ensino

-aprendizagem.adaptado)


Com base no texto, qual é o principal objetivo da avaliação da aprendizagem no contexto do processo educativo?

É um tipo de avaliação, realizada no início de um período, que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. Por meio deste, é possível identificar se o aluno aprendeu aquilo que lhe foi ensinado, podendo assim mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico.
O texto acima refere-se ao conceito de
A aprendizagem é um processo ativo que ocorre no sujeito, por meio de uma interação constante com o ambiente, no qual estruturas cada vez mais complexas vão sendo construídas. Nesse sentido, o processo avaliativo da aprendizagem e do desenvolvimento deve ocorrer considerando o apoio de diferentes perspectivas do conhecimento: epistemólogica, histórica, filosófica, psicológica, sociológica, pedagógica. Sob o enfoque epistemológico, a avaliação deverá
Julgue os itens que se seguem, a respeito do conceito e da importância da avaliação no processo de escolarização.

I A avaliação promovida em sala de aula não se refere apenas a momentos formais, como uma prova.
II Embora a avaliação da aprendizagem em sala de aula seja o nível mais conhecido da avaliação educacional, este não pode ser concebido como o único nível de avaliação existente.
III Existem três níveis integrados de avaliação da qualidade de ensino: avaliação em larga escala em redes de ensino, avaliação institucional da escola e avaliação da aprendizagem em sala de aula.

Assinale a opção correta.
Para o professor José Carlos Libâneo, a avaliação, como tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. No que concerne à avaliação da aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.

I A avaliação diagnóstica tem como objetivo separar os bons alunos dos medianos e fracos.
II A avaliação, no processo de ensino e aprendizagem, envolve aspectos objetivos e subjetivos.
III A função pedagógico-didática está ligada à função de controle.

Assinale a opção correta.