Filtrar


Questões por página:
É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Os resultados deste modelo de avaliação servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.
O trecho acima descreve a avaliação:

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


O objetivo do desafio que se enfrenta, quanto a uma perspectiva _____ da avaliação, é, prioritariamente, a tomada de consciência coletiva dos educadores sobre a sua prática, _____ princípios coercitivos e direcionando a ação avaliativa para o caminho das relações dinâmicas e _____ em educação.

Analise os itens abaixo, sobre a avaliação formativa:
I - A avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno; II - Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido; III - O foco principal da avaliação formativa é a obtenção de notas e somatórias.
Dos itens acima:
A avaliação é um instrumento que vai além da atribuição de uma nota em uma prova ou teste. A avaliação deve ser inserida ao processo de aprendizagem do aluno. Dessa forma, segundo os instrumentos da avaliação, devem existir critérios para que os alunos sejam avaliados.
Marque a opção INCORRETA.
A pedagogia contemporânea defende uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no entanto, no cotidiano escolar ainda prevalece nas práticas avaliativas, uma ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem. O uso dos resultados das avaliações encerra-se na obtenção e registro do valor mensurável da aprendizagem do aluno atribuído pelo professor. Portanto, encerrando-se o ato de avaliar que, após o valor ser registrado, definitivamente, o aluno permanecerá nesta situação de determinantemente classificado. Contudo, o momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem para retomar a prática pedagógica.
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve: