Filtrar


Questões por página:
De acordo com Antunes (2013), existem algumas funções a serem identificadas na avaliação do rendimento escolar. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
1. Apontar os pontos fortes e fracos do currículo escolar, possibilitando, assim, seu aperfeiçoamento. 2. Reconhecer capacidades e dificuldades dos alunos quanto às suas competências e habilidades, visando sua seleção para o mercado de trabalho. 3. Informar alunos e famílias sobre os diagnósticos colhidos, transformando-os em agentes, no sentido de seu aperfeiçoamento. 4. Identificar pontos específicos do programa educacional que exigem maior cuidado para alguns alunos ou grupos de alunos.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Qual é o principal objetivo da avaliação escolar no contexto educacional?
Considerando-se a avaliação educacional, analisar os itens.

I. Refletir é também avaliar. Avaliar é também planejar.
II. A avaliação é apenas um processo técnico.
III. A avaliação é também uma questão política.

Está CORRETO o que se afirma:
Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar que ela:
Ao preconizar uma avaliação mediadora, Hoffmann (2009) afirma que avaliar é essencialmente:

I. Observar e promover experiências educativas que signifiquem provocações intelectuais significativas no sentido do desenvolvimento do aluno.

II. Questionar, formular perguntas, propor tarefas desafiadoras, disponibilizando tempo, recursos, condições aos alunos para a construção de respostas.

III. Oferecer aos alunos muitas e diversificadas oportunidades de pensar, buscar conhecimentos, engajar-se na resolução de problemas, reformular suas hipóteses, comprometendo-se com seus avanços e dificuldades.



Quais estão corretas?