Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


A avaliação no âmbito educacional não deve ser vista apenas como testes e provas ao fim de períodos prédeterminados para validar a aprovação (ou não) do estudante, mas principalmente como uma prática permanente e dinâmica ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem. Ela pode indicar novos caminhos, metodologias e orientar intervenções pedagógicas, quando necessárias.

Julgue o item subsequente.


Podemos afirmar que, na avaliação somativa das aprendizagens dos alunos, o aluno é um participante ativo, sendo este protagonismo do aluno parte da perspectiva de que o ensino é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender.

Julgue o item subsequente.


É correto afirmar que a avaliação da aprendizagem sob a ótica operacional é um recurso subsidiário da ação pedagógica, na formação do aluno como sujeito cidadão ciente de si, do outro, do meio ambiente e do sagrado, na medida em que consiste em um modo de investigar para intervir.

mostrar texto associado
O estudo da avaliação da aprendizagem requer reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional.
mostrar texto associado
Uma avaliação da aprendizagem bem empregada pode ser uma ferramenta para a melhoria do ensino. Assim, por trás da escolha do tipo de avaliação a ser praticada, deve-se ter o objetivo de formar pessoas submissas e passivas, em detrimento de indivíduos autônomos e ativos.