Filtrar


Questões por página:
Em relação à avaliação mediadora, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A avaliação mediadora é uma ação sistemática e intuitiva. Ela se constitui no cotidiano da sala de aula. Nem todas as situações de sala de aula ou tarefas realizadas pelo aluno têm por objetivo a verificação de suas aprendizagens, podendo absorver diferentes dimensões avaliativas. O que define tal dimensão é a _________________ do educador ao propor a tarefa.
Em relação à avaliação como crítica de um percurso de ação, analisar os itens abaixo:

I. Está relacionada ao encerramento de um processo. O planejamento deve prever ações ao final do percurso da ação planificada, para que os instrumentos avaliativos possam ser utilizados da melhor forma possível.
II. Faz-se presente não só na identificação da perspectiva político-social, mas também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista sua construção.
III. É uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como no redimensionamento da direção da ação.

Está(ão) CORRETO(S):
Visualizar Questão Comentada
Para diferenciar conceitualmente verificação de avaliação, Luckesi (1998) analisa a prática da aferição do aproveitamento escolar.

O autor identifica três procedimentos básicos dessa prática de aferição, realizados de modo sucessivo, a saber:
Visualizar Questão Comentada
Em um processo de avaliação psicopedagógica, a anamnese constitui um momento fundamental para a compreensão da queixa trazida. Trata-se de um instrumento que exige escuta atenta e interpretação das informações em diálogo com a teoria e o contexto do sujeito. Considerando as abordagens contemporâneas da Psicopedagogia, assinale a alternativa correta:
Visualizar Questão Comentada
A partir de uma perspectiva dialógica da avaliação no processo educativo, como propõe Hoffmann, assinale a alternativa correta: