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De acordo com o INEP, a Prova Brasil e SAEB são dois exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo SAEB. A Prova Brasil é censitária. Por essa razão, expande o alcance dos resultados, porque oferece dados não apenas para o Brasil e unidades da Federação, mas, também, para cada município e escola participante. A Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990. Em 1995, o SAEB passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos. Desde a sua primeira avaliação, fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e das unidades federadas (estados e Distrito Federal).
As frases a seguir contêm informação sobre a Prova Brasil e o SAEB. Atribua o número 1 para as que contiverem informações sobre a Prova Brasil e o número 2 para as relativas ao SAEB.

( ) Avalia estudantes de 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
( ) Avalia as escolas públicas localizadas em área urbana.
( ) Avalia alunos da rede pública e da rede privada, de escolas localizadas nas áreas urbana e rural.
( ) Não avalia o Ensino Médio.
( ) Avalia todos os estudantes das séries avaliadas, de todas as escolas públicas urbanas do Brasil com mais de 20 alunos na série.
A sequência correta é:
Se é função da escola criar condições para que o aluno aprenda determinados conteúdos e, sobretudo, desenvolva determinadas habilidades, ela precisa, o tempo todo e de diversas formas, avaliar se está atingindo seus objetivos. Sobre a avaliação, assinale a alternativa incorreta.
Considere a situação fictícia a seguir.
Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados. No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:
As estratégias de avaliação em Arte podem ser as mais variadas e deverão ser selecionadas pelo professor, dependendo de sua disponibilidade e da infraestrutura física que a escola oferece. Sobre as sugestões que constam da Proposta Curricular, assinale a alternativa incorreta
A seleção de diferentes instrumentos de avaliação no desenvolvimento dos alunos, aplicando a teoria da avaliação e os princípios da progressão continuada relaciona-se a seguinte afirmativa correta: