Filtrar


Questões por página:
Acerca da constatação de que a prática da avaliação, muitas vezes, é atravessada por questões disciplinares, de controle dos alunos, de castigo de condutas sociais que os alunos apresentam dentro e fora das salas de aula, Cipriano Luckesi aponta que tal prática é:
Assinale a alternativa que completa, corretamente, o que Jussara Hoffmann afirma: “A perspectiva de avaliação mediadora pretende, essencialmente, opor-se ao modelo do ‘transmitir-verificar-registrar’ e evoluir no sentido de:
Acerca da avaliação do processo educativo, Cipriano Luckesi propõe que a mesma tenha o caráter de uma avaliação participativa, que é entendida como:

Assinale a alternativa que retrata alguns dos princípios elencados por Jussara Hoffmann acerca de uma ação avaliativa mediadora, defendida pela autora:


I. Atribuir certo/errado e pontos às atividades de avaliação dos alunos.

II. Realizar tarefas individuais menores e sucessivas.

III. Transformar os registros de avaliação dos alunos em anotações significativas.

IV. Aplicar avaliações orais aos alunos, individualmente.

V. Oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias.

(Concurso Milagres/2018) Canale e Swain (1980) oferecem um arcabouço teórico para a descrição dos diferentes tipos de competência. O modelo desses autores, com a revisão procedida por Canale (1983), representou um grande avanço, dominando a área de avaliação de ensino/aprendizagem de L2/LE durante uma década. Com base nos autores, para que o aluno alcance a competência comunicativa, deve-se desenvolver algumas subcompetências linguísticas, exceto a: