Filtrar


Questões por página:
Ao fim do ano letivo de uma escola pública do estado do Sergipe, a professora de língua portuguesa aplica uma avaliação aos seus alunos com a finalidade de avaliar os resultados do processo de ensino-aprendizagem de sua disciplina ao longo daquele período.
Assinale a opção que expressa o tipo de avaliação empregado.

Avaliar é diagnosticar, e diagnosticar, no caso da avaliação, é o processo de qualificar a realidade por meio de sua descrição, com base em seus dados relevantes, e, a seguir, pela qualificação que é obtida pela comparação da realidade descrita com um critério, assumido como qualidade desejada. O diagnóstico, propriamente, configura e encerra o ato de avaliar em si; a intervenção da qual temos falado ao longo deste livro, só ocorre no caso da avaliação de acompanhamento, comprometida com uma ação.


LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato

pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.295.


No trecho em destaque, o autor apresenta sua definição a respeito do ato de avaliar.


Assinale a opção que a resume corretamente.

A avaliação de pessoas com deficiência visual pode se dar nos aspectos clínicos, médicos e funcionais.

Pezzuto e Camargo (2012) afirmam que a avaliação funcional dos alunos com deficiência visual está baseada na observação
Em suas reflexões sobre feedback, Williams (2005) aborda situações em que a ausência ou o desequilíbrio na oferta de feedback pode gerar problemas de comunicação ou de produtividade entre pessoas. Nesse cenário, o autor considera que a conduta de pedir desculpas é
Ao discutir questões ligadas à avaliação educacional, Soares (in Carvalho et al.,2007) afirma que a comparação de resultados entre escolas semelhantes