Filtrar


Questões por página:
A avaliação em Educação Física no Ensino Médio pode fomentar a produção de conhecimentos sobre a cultura de movimento. Nesse contexto, assinale a opção que representa uma prática avaliativa alinhada com princípios pedagógicos progressistas.
A literatura especializada sobre avaliação da aprendizagem defende que essa avaliação não se limita ao ato de mensurar a aprendizagem com a finalidade de atribuir uma nota ou conceito. Ela deve retratar um processo voltado a acompanhar os progressos alcançados e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, a fim de impulsionar as potencialidades, bem como superar as fragilidades percebidas. Essa concepção pressupõe que a avaliação da aprendizagem deve acontecer
Na educação infantil, a avaliação é entendida como uma prática que:

I- Envolve os instrumentos de observação e registro.
II- Não contempla a prova escrita como instrumento de avaliação, mas permite a prova oral.
III- Tem como foco apenas o registro do comportamento das crianças.
IV- Não contempla as crianças da educação infantil

Está CORRETO o que se afirma em:
Os sistemas de avaliação educacional no Brasil desempenham um papel fundamental no monitoramento da qualidade do ensino e na formulação de políticas públicas. Esses sistemas permitem diagnosticar o desempenho dos estudantes, identificar desigualdades educacionais e orientar melhorias no currículo e na gestão escolar. No âmbito da educação superior, o sistema responsável pela avaliação desse nível de ensino é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ao passo que na educação básica é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O SAEB consiste em
O principal indicador gerado a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), utilizado para monitorar a qualidade da educação no Brasil, é