Filtrar


Questões por página:
Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a análise dos resultados insatisfatórios no processo de ensino-aprendizagem deve levar o educador a refletir criticamente sobre:
Visualizar Questão Comentada
Em relação à concepção de avaliação da aprendizagem segundo a proposta de Ralph Tyler, assinale a alternativa que expressa corretamente sua principal característica:
Visualizar Questão Comentada
O processo de elaboração de um plano de aula deve estabelecer coerência entre objetivos, métodos e formas de avaliação. Considerando essa articulação, é correto afirmar que:
No Curso Técnico Integrado em Química de um IF, a avaliação da aprendizagem é concebida como parte indissociável do processo de ensino, com caráter contínuo, formativo e qualitativo. Inspirada por esse princípio, uma professora de Educação Física decide reestruturar suas práticas avaliativas. Em vez de aplicar testes de desempenho motor ou fichas de observação comportamental, ela propõe práticas avaliativas com base em uma pedagogia crítica. Para isso, retoma discussões da obra “Metodologia do Ensino de Educação Física”, de Soares et al. (1992), com o objetivo de romper com os paradigmas tradicionais e superar a dissociação entre ensinar e avaliar. Considerando os pressupostos teórico-metodológicos da avaliação crítica nessa abordagem, assinale a alternativa correta.
Conforme a perspectiva de José Carlos Libâneo (1994), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Segundo Libâneo (1994), a avaliação no processo de ensino-aprendizagem deve estar articulada à prática pedagógica e ao desenvolvimento dos alunos, superando a visão meramente classificatória.

PORQUE

II. A avaliação deve orientar o ensino, possibilitando a identificação de dificuldades e a reorientação das estratégias pedagógicas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.