Filtrar


Questões por página:
A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Segundo Bloom (apud SANT’ANNA,1995), o professor pode realizar avaliação de distintas formas e/ou modalidades. Dito isso, analise as afirmativas a seguir.

I. Situa o professor e o aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, e seus resultados possibilitam definir o caminho e os pré-requisitos que ainda precisam ser construídos.

II. Situa o professor e o aluno durante um processo de ensino e aprendizagem, além de informar os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades.

III. Situa o professor e o aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem, toma como base os objetivos propostos bem como expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.

As afirmativas referem-se, respectivamente, à avaliação

No que diz respeito aos aspectos avaliativos no ensino religioso, julgue o item subsequente.


As provas teóricas são o instrumento avaliativo de referência no ensino religioso, visto que o objetivo central da avaliação nesse componente curricular é medir o conhecimento factual sobre diferentes religiões.

Acerca do uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história, bem como de aspectos avaliativos relacionados à disciplina, julgue o item a seguir.


Apesar de a nota acompanhar a avaliação, avaliar não se limita a atribuir nota.

Acerca do uso de novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história, bem como de aspectos avaliativos relacionados à disciplina, julgue o item a seguir.


A avaliação formativa é realizada no início do bimestre ou do ano letivo, para que o professor tenha uma visão geral dos conhecimentos dos discentes, enquanto a avaliação diagnóstica é aplicada em todo o decurso da prática docente.

Visualizar Questão Comentada

Julgue o item que se segue, relativo à avaliação escolar.


A avaliação escolar deve ter como dimensão de análise o desempenho tanto do aluno quanto do professor, além de toda a situação de ensino que se realiza na escola.