Filtrar


Questões por página:
O termo “formação integral” articula o ensino médio e a educação profissional. A condição da formação geral possibilita a garantia do direito a dois tipos de formação: a básica e o profissional no ensino médio. Considerando a Base Nacional Comum Curricular que define os direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, leia atentamente os itens a seguir referente ao currículo significativo e favorável à formação integrada e assinale a alternativa correta.
Leia a explicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018, p.70) e, a partir das afirmativas a seguir e assinale a alternativa que complete o parágrafo adequadamente. Considere a ideia sobre educação indígena.
Parágrafo: “(...) em relação à diversidade cultural, cabe dizer que se estima que mais de 250 línguas são faladas no país – indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, além do português e de suas variedades. Esse patrimônio cultural e linguístico é desconhecido por grande parte da população brasileira. (...) Assim, é relevante no espaço escolar conhecer e valorizar as realidades nacionais e internacionais da diversidade linguística e analisar diferentes situações e atitudes humanas implicadas nos usos linguísticos (...). Por outro lado, existem muitas línguas ameaçadas de extinção no país e no mundo, o que nos chama a atenção para a correlação entre repertórios culturais e linguísticos, pois o desaparecimento de uma língua impacta significativamente a cultura”.
I. Muitos representantes de comunidades de falantes de diferentes línguas, especialistas e pesquisadores vêm demandando o reconhecimento de direitos linguísticos. Por isso, já temos municípios brasileiros que cooficializaram línguas indígenas – tukano, baniwa, nheengatu, akwe xerente, guarani, macuxi – e línguas de migração – talian, pomerano, hunsrickisch -, existem publicações e outras ações expressas nessas línguas (livros, jornais, filmes, peças de teatro, programas de radiodifusão) e programas de educação bilíngue.
II. Na área de Linguagens, especificamente em língua portuguesa, uma das competências é a da leitura, de forma alienada à realidade. A compreensão ocorre reproduzindo ideias já repetidas, isso garante que o aluno não desenvolva a autonomia nessa competência.
III. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
Estão corretas as afirmativas:
Amanda, professora de matemática no Ensino Fundamental, tem refletido sobre estratégias de engajamento de seus estudantes com conteúdo que leciona. Percebeu que muitas das crianças se interessam pela informática. Então, pensou que uma revisão introdutória de programação pudesse ajudar a mobilizar os alunos em torno de questões essenciais do pensamento matemático. Porém, Amanda tem inseguranças sobre a adequação de seu projeto à legislação nacional, como aquela estabelecida na Resolução CNE/CEB nº 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos).
Assinale a alternativa correta.

“ _______ é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. É um documento de caráter supletivo, regional e exclusivo para a Educação Básica do sistema público de ensino. II. Na BNCC, competência é definida como objetos de conhecimento ou conteúdos essenciais a serem transmitidos aos estudantes. III. Abrange todas as etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. IV. Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento.