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Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades que, obrigatoriamente, devem ser trabalhadas em todo o território nacional, os currículos vão contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, tornando-os significativos, com base na realidade do lugar e do tempo, nos quais as aprendizagens estão situadas. Por isso, pode-se dizer que a BNCC e os currículos têm papéis:
O Referencial Curricular Amapaense (RCA) é um documento elaborado com base na BNCC, mas com modificações para adequar as diretrizes nacionais do ensino à realidade e às necessidades do Estado do Amapá. Após os Fundamentos pedagógicos, a RCA exibe as “Modalidades de Ensino” que estabelecem as formas de desenvolvimento da educação nas diversas áreas de conhecimento. A seguinte modalidade de ensino não está presente na RCA:

A organização curricular da Educação Infantil, na Base Nacional Comum Curricular, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Aos cinco eixos estruturantes mencionados deu-se o nome de

Assinale a opção que não está de acordo com os pressupostos constantes da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar.
As opções a seguir integram a fundamentação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.