Filtrar


Questões por página:

“ _______ é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. É um documento de caráter supletivo, regional e exclusivo para a Educação Básica do sistema público de ensino. II. Na BNCC, competência é definida como objetos de conhecimento ou conteúdos essenciais a serem transmitidos aos estudantes. III. Abrange todas as etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. IV. Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento.
Visualizar Questão Comentada
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como meta garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns, em escolas Fundamental Anos Finais possa contribuir para o(a):
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), faz-se fundamental para a educação uma concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social. Para tal, no contexto escolar, afirma-se que essas aprendizagens devem resultar
A Resolução CNE/CP nº 2/2017, institui a Base Nacional Comum Curricular, estabelecem que ao longo da Educação Básica, os alunos devem desenvolver as dez competências gerais da Educação Básica. A BNCC e os currículos “têm papeis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos”. Outro aspecto relevante, relativo às questões que envolvem o currículo, se referem à avaliação no cotidiano escolar, que merece destaque no trabalho de Oliveira e Pacheco (in: Esteban,2005). Os autores criticam a implantação de processos de avaliação generalizados para todos níveis de escolarização, bem como mais uma de controle do trabalho pedagógico. Para eles, “o que se pretende é considerar os conhecimentos dos alunos como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, na medida em que cada aluno incorpora novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais, por isso é importante desenvolver formas e