Filtrar


Questões por página:
Como documento conceitual-operativo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com Moaci Alves Carneiro (2020), essencializa os conhecimentos, as competências e as habilidades a serem trabalhadas em sala de aula, série a série/ano a ano, pelos professores e alunos. Sobre a dimensão autonômica dos sistemas e das escolas, é a CORRETO firmar que a BNCC:
Consoante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018), a transição entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo:
I- Integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. II- As singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, é supérfluo, assim como a natureza das mediações de cada etapa. III- Estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
É CORRETO o que se afirma em:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Portanto, define-se como Unidade Temática:
Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino.
Grigor é professor e resolve organizar curso de Especialização para habilitar seus colegas do ensino médio na organização curricular em obediência aos ditames definidos pela Base Nacional Comum Curricular. Nos termos da Lei nº 9.394/96, serão definidos direitos e objetivos de aprendizagem, nos termos da referida Base Nacional, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: