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Como documento de gestão dos sistemas de ensino e de gestão pedagógica das escolas, gerado para regular e nortear a elaboração dos currículos para o ensino nas escolas públicas e particulares, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal .pdf. Acesso em 8: mar.2025. (adaptado)


Considerando as competências gerais que norteiam os currículos escolares da Educação Básica expressas na BNCC, avalie as afirmações a seguir.


I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


II. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


IV. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.


V. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. É CORRETO o que se afirma em:

De acordo com o que apresenta o Documento Curricular para Goiás Ampliado Volume I – DC GO/2019, ambos os documentos, DCNEI (BRASIL,2009) e BNCC (BRASIL,2017), reconhecem que o trabalho realizado na Educação Infantil tem sua especificidade e que as crianças têm formas peculiares de relacionar com o mundo, com as pessoas e com os conhecimentos. Portanto, é necessário dar continuidade no Ensino Fundamental às experiências que elas viveram na primeira etapa da Educação Básica, garantindo que as situações de aprendizagens, sejam compatíveis com os seus interesses e necessidades. Com base nessa informação, é correto afirmar que o processo de transição segue as seguintes orientações:
I A instituição de Educação Infantil pode iniciar esse processo promovendo reuniões com as famílias para orientar sobre as mudanças que acontecerão, as novas regras e rotinas, novas exigências, outra organização de tempos, espaços e profissionais.
II Mudar para um novo prédio, pode incentivar a família a conhecê-lo antes; provocar o interesse e a curiosidade da criança pela nova escola.
III Encorajar a criança a enfrentar as mudanças que virão;
IV Quanto à escola que irá receber a criança, sugere-se explicar à criança sobre a rotina da turma e da própria instituição, o uso dos materiais escolares e como organizá-los.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina um conjunto de aprendizagens essenciais pautada em competências e habilidades para todos os estudantes da Educação Básica do território nacional brasileiro.
Considerando o que foi exposto, avalie e marque a alternativa verdadeira
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares de todo Brasil. Sobre a BNCC, assinalar a alternativa CORRETA.
A Resolução CNE/CP nº 2/2017 — Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagem e desenvolvimento no âmbito da Educação Infantil. Com base em alguns desses direitos, é INCORRETO afirmar que a criança deve: