Filtrar


Questões por página:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Portanto, define-se como Unidade Temática:
Ao projetar os métodos de ensino, o professor deve considerar sua relação com os objetivos específicos e com os objetos de conhecimento, observando a coerência interna entre si. Para tanto, deve conhecer não apenas a utilidade dos recursos didáticos, como também ter a devida competência para usá-los. Um dos procedimentos recomendados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Fundamental, para o desenvolvimento das capacidades dos estudantes é a resolução de problemas. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa que caracteriza o uso desse procedimento de ensino.
Grigor é professor e resolve organizar curso de Especialização para habilitar seus colegas do ensino médio na organização curricular em obediência aos ditames definidos pela Base Nacional Comum Curricular. Nos termos da Lei nº 9.394/96, serão definidos direitos e objetivos de aprendizagem, nos termos da referida Base Nacional, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
Visualizar Questão Comentada

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se fundamenta, entre outras, nas seguintes competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidos pelos estudantes:


I. valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

II. conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

III. agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Na Resolução CNE/CP nº 2/2-17, como são definidas as aprendizagens essenciais?
Visualizar Questão Comentada