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As orientações curriculares atuais indicam a necessidade de preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Sobre esse aspecto, a Base Nacional Comum Curricular destaca:


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Considerando essas observações sobre as juventudes heterogêneas, como o professor de língua portuguesa pode colaborar com a preparação de seu aluno para o mercado de trabalho?
Leia, a seguir, a Competência Específica 6 de Linguagens para o Ensino Fundamental, encontrada na Base Nacional Comum Curricular:



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Assinale a alternativa que apresenta uma descrição de aula que possa contemplar essa competência adequadamente.
A seguir, são listados alguns objetos de conhecimento encontrados na BNCC para a disciplina Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.


Qual deles está especificamente relacionado às práticas de leitura?
Na Base Nacional Comum Curricular, encontramos algumas orientações para o trabalho com os campos de atuação social no ensino de língua portuguesa.


Sobre um desses campos, há as seguintes orientações:


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Quais gêneros podem ser trabalhados em sala de aula com essa finalidade específica destacada no excerto da BNCC?
Pela BNCC, que é um documento robusto e toca em grandes questões e valores fundamentais para a coletividade, a definição de competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


Dentre as competências a serem trabalhadas na sala de aula inclusiva, pode-se destacar a competência 4, que afirma