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O documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil" realiza uma análise da BNCC (2017) e o conjunto de documentos curriculares da RMEF, e diz que ambos reafirmam que as interações e as brincadeiras são definidas como eixos estruturantes da prática pedagógica da Educação Infantil e apresentam os dois termos como possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Sobre brincadeiras e as interações assinale V (verdadeira) e F (Falso).
( ) A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo poucas aprendizagens para o desenvolvimento integral das crianças.
( ) Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
( ) Para que as brincadeiras atinjam o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, de acordo com a BNCC (2017), é preciso que haja seleção, planejamento, reflexão, organização, mediação, monitoramento das práticas e interações.
( ) Na documentação da Rede Municipal, a brincadeira aparece como eixo estruturante e estruturador do trabalho na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
De acordo com o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil", a RMEF ao realizar o estudo sobre a BNCC (2017) e o conjunto de documentos curriculares da Educação Infantil de Florianópolis, em especial, Diretrizes Educacionais de (2010), Orientações Curriculares de (2012) e Currículo da Educação Infantil de (2015), foi possível perceber as similitudes entre o documento nacional (BNCC,2017) e o conjunto de documentos curriculares municipais.
Diante das observações posta pelo documento, como se organizou a RMEF, a partir das DCNEI (2009), para acolher as proposições para orientar a organização do trabalho pedagógico da Educação Infantil?
As aprendizagens essenciais na Base Nacional Comum Curricular – BNCC são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar.

Assinale a alternativa que corresponde a forma como são expressas as aprendizagens essenciais.
Assinale a alternativa correta que mostra qual a perspectiva, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC as propostas pedagógicas e os currículos devem considerar as múltiplas dimensões dos estudantes, visando ao seu pleno desenvolvimento.
Ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos encontrar os termos intencionalidade educativa, que se caracteriza pela organização e proposição de experiências pelo educador, nos diferentes âmbitos da sua vida, e a intencionalidade pedagógica, que: