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Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Pedagogia
O Art.59 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, garante que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação os seguintes pontos:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. III. Apenas professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado. IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Estão CORRETAS:
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados. III. Apenas professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado. IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora. V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
Na educação infantil, os componentes curriculares também podem ser chamados de Campos de Experiência. O foco, portanto, é justamente na experiência do aluno e nos objetivos de aprendizagem de acordo com cada faixa etária.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os campos de experiência são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os campos de experiência são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a BNCC, as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, assim distribuídos:
I. Creche: bebês de zero a 1 ano e 6 meses.
II. Creche: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
III. Creche: bebês de zero a 2 ano e 6 meses.
IV. Creche: Crianças bem pequenas (2 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
V. Pré- Escola: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
Estão CORRETAS:
I. Creche: bebês de zero a 1 ano e 6 meses.
II. Creche: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
III. Creche: bebês de zero a 2 ano e 6 meses.
IV. Creche: Crianças bem pequenas (2 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
V. Pré- Escola: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
Na BNCC o Brincar é apresentado com um Direito de Aprendizagem. Na educação infantil, o ato cotidiano de brincar deve se fazer presente em suas múltiplas formas, em diferentes espaços e tempos. Além disso, a criança deve interagir, em suas brincadeiras, com outras pessoas, diversificando seu acesso à cultura e ampliando seus conhecimentos, imaginação e criatividade.
Sobre o brincar, é CORRETO afirmar que:
I. Aprendizado holístico - o brincar como uma atividade que contribui para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo não apenas aspectos cognitivos, mas também emocionais, sociais e motores.
II. Expressão criativa - a importância do brincar como uma forma de incentivar as crianças a explorar a imaginação e a desenvolver habilidades artísticas.
III. Desenvolvimento social e emocional - meio essencial para as crianças aprenderem a interagir, compartilhar e construir relações sociais, sendo considerado um facilitador no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
IV. Instrumento pedagógico - o brincar não apenas como uma atividade recreativa, mas também como um instrumento pedagógico essencial para se alcançar objetivos educacionais e promover o desenvolvimento cognitivo.
Estão CORRETAS:
Sobre o brincar, é CORRETO afirmar que:
I. Aprendizado holístico - o brincar como uma atividade que contribui para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo não apenas aspectos cognitivos, mas também emocionais, sociais e motores.
II. Expressão criativa - a importância do brincar como uma forma de incentivar as crianças a explorar a imaginação e a desenvolver habilidades artísticas.
III. Desenvolvimento social e emocional - meio essencial para as crianças aprenderem a interagir, compartilhar e construir relações sociais, sendo considerado um facilitador no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
IV. Instrumento pedagógico - o brincar não apenas como uma atividade recreativa, mas também como um instrumento pedagógico essencial para se alcançar objetivos educacionais e promover o desenvolvimento cognitivo.
Estão CORRETAS: