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Dominar a história da Educação Física é fundamental para a construção de um processo de ensino e aprendizagem crítico. Nesse sentido, Daolio (2013) ressalta que a Educação Física no Brasil se desenvolveu a partir do século XIX e foi influenciada:
A historiografia da educação física escolar registra várias tendências e abordagens pedagógicas, todas elas marcadas pelas demandas científicas sociais e políticas do seu tempo. Dentre essas tendências, pode-se identificar uma que apresenta forte caráter eugênico, defesa da ideia de saúde utilitarista e um acentuado caráter médico, chamada de
A literatura científica sobre a histórica da educação física destaca o aparecimento e a sucessão de várias tendências. Tendências essas que apresentaram distintas identidades que refletiram as mudanças científicas, pedagógicas, sociais e políticas brasileiras. Portanto, pode-se afirmar que as tendências da educação física no Brasil foram:
Le Boulch nos ensina que o desenvolvimento psicomotor precisa respeitar algumas etapas e características por faixa-etária. As fases estabelecidas pelo autor são:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, embora datados ainda da década de 1990, têm importância na organização histórica do ensino da Educação Física escolar brasileira. Uma de suas contribuições é a demarcação dos conteúdos em procedimental, conceitual e atitudinal.
Sobre o tema, é correto afirmar que